Grupo irá auxiliar e orientar os pais e familiares de pacientes com autismo em Coronel Bicaco

06/09/2022 (Atualizado em 06/09/2022 | 14:54)

divulgação
divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, na segunda-feira (5 de setembro), o grupo terapêutico e de acolhimento para auxiliar os pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é fornecer subsídios para compreensão de comportamentos e estimular o desenvolvimento.

 

Diante do diagnóstico de autismo é comum que a família do paciente tenha insegurança por desconhecer os desafios atribuídos à condição. De acordo com a SMS, os integrantes do grupo receberão orientações, informações e os devidos encaminhamentos.

 

Os encontros serão coordenados pela psicóloga e a assistente social da Secretaria Municipal da Saúde. Em cada ocasião, ainda ocorrerá o debate das demandas. Essa etapa envolverá equipes da SMS e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

 

O grupo foi instituído visando o empoderamento dos pais, porque são eles que convivem a maior parte do tempo com os pacientes. As orientações também pretendem ajudar a família na definição da rotina dos autistas, priorizando atividades de estímulo e desenvolvimento.

 

O titular da SMS, Cassiano Zanela, revelou que a próxima meta é firmar parcerias ou convênios, e buscar profissionais para qualificar o atendimento, tornando-o mais humanizado.

 

A gestora da SMEC, Caroline Dela Fllora, destacou a necessidade de capacitação dos servidores e docentes para trabalhar com alunos autistas. Ela afirmou que essa qualificação será providenciada.

Fonte: PMCB