PSB se fortalece no Ceará com filiação do senador Cid Gomes, da ex-governadora Izolda Cela e dezenas de prefeitos e lideranças

05/02/2024 (Atualizado em 05/02/2024 | 09:20)

Com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin e de diversas lideranças socialistas e de outros partidos, o PSB realizou a filiação do senador Cid Gomes e da ex-governadora e secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, neste domingo (4), em Fortaleza. Dezenas de prefeitos e prefeitas do Ceará também ingressaram no partido durante o ato.


O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não pode comparecer ao evento por questões de saúde, mas enviou uma mensagem saudando os novos correligionários.


Segundo Siqueira, a chegada de Cid, Izolda e de outros quadros políticos do Ceará vai reforçar o projeto nacional do PSB, a luta na defesa da democracia e a evolução política e social do país. “Seremos a partir de agora mais fortes ainda na defesa de causas que são incontornáveis para a construção de um país mais justo, igualitário e fraterno”, afirmou.


O socialista destacou em sua mensagem ainda a importância do senador “por sua expressão política no Estado e sua liderança exercida na vida pública em termos regionais e nacional”. Ele também celebrou a filiação da ex-governadora Izolda que “merece destaque pela trajetória que construiu em sua carreira política”.


Presente ao ato, Alckmin afirmou ser um “dia histórico” no Ceará e demonstrou sua satisfação com as novas filiações ao PSB.


“Um partido é feito de programas, de bandeiras, mas é principalmente feito pelas mãos que empunham essas bandeiras. Ele é feito de pessoas, de lideranças. E nós estamos felizes porque 30% dos municípios desse grande Estado do Ceará vem para o PSB”, disse.


Ele destacou também a importância da presença das mulheres na política, citando a nova filiada Izolda Cela, e dos vereadores e vereadoras que ainda vão se filiar ao partido durante a janela partidária. “A luta das mulheres é a luta da sociedade, é de todos. Uma árvore cresce pelas raízes e queremos que os vereadores venham somar conosco para a gente servir ao Ceará e ao Brasil”, afirmou.


Em sua fala, Alckmin defendeu que “política é coisa séria, mexe com a vida das pessoas”. “É por isso que estamos felizes de quadros que tem espírito público, experiência, competência, serviço prestado ao Ceará e ao Brasil virem ao PSB”, finalizou.


Para o presidente estadual do PSB no Ceará, Eudoro Santana, as novas filiações trazem sentimentos de felicidade, amizade, gratidão e esperança, além de representarem o projeto de tornar o partido mais forte no Estado.


“Meu coração está cheio de alegria porque damos um passo mais à frente que é conseguir, ao longo de quase cinco meses de trabalho, trazer de volta o companheiro Cid Gomes, essa grande liderança do Ceará, que vem acompanhado de seu grupo, para que o PSB possa contribuir com esse projeto e, principalmente, possa contribuir para que em 2024, nas eleições, e em todo o Ceará, o PSB e todos os partidos companheiros saiam vitoriosos”, disse.


Antes de iniciar sua fala, Cid Gomes foi anunciado por versos de um repente: “Cid, a festa tá bonita, dentro e fora a multidão, e o Ceará parou para sua filiação / Cid se filia ao PSB, partido socialista só prega o bem e a paz, a sua história é de luta, publicada nos anais, seu presidente maior foi o grande Miguel Arraes / Cid já foi do PSB, quando era governador, o bom filho à casa volta, por isso Cid voltou e peço uma salva de palmas para o nosso senador”.


Em seu discurso, ele agradeceu todas as lideranças e militantes presentes, especialmente a Eudoro Santana que foi o responsável pela sua vinda para o PSB e com o qual nutre uma amizade de mais de 40 anos, e Izolda Cela. “Eudoro é uma figura extraordinária, um homem daqueles que é referência, exemplo daqueles pra gente seguir cegamente. E eu me orgulho muito de ter conquistado essa amizade. E sou muito grato pelo seu empenho pessoal, sei que se deve a isso a minha filiação aqui ao PSB hoje”, disse.


“Izolda é nossa conterrânea e não consigo me enxergar num lugar sem que ela esteja junto. E eu, pessoalmente, quando resolvi me filiar ao PSB, liguei para ela e agradeço a presença dela aqui. Você tem muito a fazer pela política do nosso Estado e do Brasil”.


A ex-governadora e secretária executiva do MEC, Izolda Cela, afirmou ser uma honra entrar para as fileiras do PSB e estar ao lado de pessoas exemplares como Eudoro Santana e Cid Gomes. “Muito obrigada por estar aqui no PSB e pela acolhida, este que é um partido com uma trajetória respeitável, com uma militância histórica e com outras que chegam agora para fortalecer o nosso Estado e o nosso país”, agradeceu.


O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), desejou boas-vindas aos novos filiados e afirmou que, em 41 anos que está no partido, esta foi a filiação mais expressiva que já viu. “Certamente essa foi a maior filiação, com o maior número de pessoas se filiando ao mesmo tempo, que a gente fez em toda história do nosso partido, que é o mais antigo do Brasil com 80 anos. Parabéns a todos do Ceará por esse grande evento que marcou a história do nosso partido!”, disse.


O líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru, também esteve presente ao evento e declarou sua admiração por Cid Gomes. “Ele é, no Senado Federal, o homem público mais preparado de todos, de postura mais invejada por muitos. Quando ele fala, o povo tem medo e a oposição treme. Ele não é de falar palavra bonita, ele vai direto na jugular, não tem medo. E o amor dele por esse Estado é admirável”.


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), representou os outros dois chefes dos Executivos estaduais que pertencem ao PSB: Renato Casagrande, do Espírito Santo, e João Azevêdo, da Paraíba. Ele afirmou que Cid e Izolda são pessoas em que ele se espelha e tem plena admiração. “Quero trazer a mensagem dos governadores de que é importante que cada um fortaleça esse partido nos seus Estados, na missão de ampliar esse partido pra que nos tornemos o maior partido em nossos respectivos Estados”.


O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) também deu suas boas-vindas aos novos filiados. “Cid, você teve a oportunidade de ser recebido da primeira vez pelo meu pai, Eduardo Campos, no PSB. E hoje eu venho representando, além dos deputados federais do partido, o prefeito do Recife, para dizer que você é muito bem-vindo e tenho certeza de que você vai construir muito aqui no PSB. O dia de hoje não é histórico apenas para o Ceará, mas sim para o Brasil, é um passo da consolidação das forças de esquerda do país e a leitura importante do que elas devem fazer nesse momento”, declarou.


Ainda estiveram presentes no ato de filiação o ministro da Educação, Camilo Santana, o diretor vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro, a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, representante todos os outros segmentos do partido (LGBT, Inclusão, Sindical, Popular, Juventude e Negritude), os deputados federais Duarte Jr. (PSB-MA) e Lídice da Mata (PSB-BA), a vice-presidente do PSB-CE, Socorro França, e lideranças do governo Lula.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PSB Nacional