Gestão Socialista - Mostra Cultural da Fase apresenta práticas realizadas em 2023

11/12/2023 (Atualizado em 14/12/2023 | 16:59)

Foto: Saul Teixeira
Foto: Saul Teixeira

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, na quarta-feira (6), a 2ª edição da Mostra Cultural, atividade que reúne produções artísticas desenvolvidas por socioeducandos (as) em todas as regionais do Estado. A exposição também é resultado das oficinas ocupacionais de preparação para o mercado de trabalho promovidas pelas unidades de internação e de semiliberdade.


Realizada no Centro de Convivência e profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre, o evento também contou com apresentações artísticas de adolescentes, servidores e voluntários. A comercialização dos produtos entre os servidores também mobilizou os presentes. As unidades disponibilizaram artigos como panos de prato, bijuterias, almofadas, enfeites natalinos, amigurumis e pão caseiro.


O evento marcou o encerramento do calendário pedagógico da Fundação em 2023. “A atividade está top. Eu participo de todos os eventos possíveis da Fase. A gente trouxe (para a Mostra Cultural) os materiais que fizemos na Oficina de Gesso”, disse um socioeducando atendido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA 2). “Começamos do zero e entregamos os enfeites pintados”, completou o jovem de 20 anos.


As oficinas envolvem atividades variadas de artesanato, cultura, expressão artística, educação ambiental e formação humana. Conforme a legislação, as atividades podem ser executadas por socioeducador, instrutor de artes, equipe técnica ou por integrantes do Programa de Serviço Voluntário da Fase.


“Hoje estamos celebrando o trabalho socioeducativo realizado em todo o Estado. Parabenizamos os servidores e adolescentes pelo engajamento ao longo do ano e pela mobilização para a Mostra Cultural. O resultado dos trabalhos está espetacular”, disse o presidente José Stédile (PSB). O gestor enaltece a atuação dos servidores da Fundação, em especial dos profissionais de Pedagogia, na construção das propostas de oficinas, bem como na coordenação das ações.







Organizado pela diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica, o evento é um dos destaques do calendário anual de atividades da Fase.


“Nosso compromisso é mostrar aos jovens novos caminhos”, pontuou a diretora Socioeducativa, Cláudia Patel. A titular da DSE avalia que a Mostra Cultural é fruto da dedicação profissional dos servidores e do protagonismo dos socioeducandos. “É mais uma iniciativa que garante a eles novos fazeres e, a partir disso, permite novas perspectivas”, completou.


Geração de renda


Caso a atividade proporcione o ganho financeiro, os adolescentes também recebem orientações de como administrar o recurso. Todo o atendimento prestado é norteado pelo Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade (PEMSEIS), que tem como eixo principal o Plano Individual de Atendimento (PIA).


As ações pedagógicas são essenciais para o sucesso das medidas socioeducativas. “Estimular as práticas culturais confere aos jovens novas perspectivas de vida, oferece novas competências e também atua como um recurso terapêutico”, destacou a Defensora Pública, Paula Simões Dutra de Oliveira.


Ela também parabenizou a gestão da Fase pelas novas instalações do Ceconp, que teve a reforma entregue pelo governo do Estado no mês de outubro. “É muito prazeroso ter contato com os trabalhos realizados nas oficinas e conferir de perto os estímulos que a Fase oferece aos jovens”, concluiu.


Apresentações


O evento contou com apresentação do escritor, poeta e músico Guerreiro Poeta, acompanhando do DJ Ita. O artista já participou de quatro concursos literários da Fase como jurado e é presença assídua nas atividades e oficinas da Fundação. Entre elas, destaque para o projeto “Tamo Junto”, inicialmente desenvolvido em unidades de Porto Alegre.


O “palco” também recebeu contação de Histórias com a atriz Fabiana Souza. O trabalho aborda temas como histórias lúdicas, lendas e mitos, trazendo a ancestralidade dos povos antigos para os presentes. O número também contou com a participação do servidor do Ceconp, Beto Silva.


Outro ponto alto da tarde foi a presença da Banda Liberdade, composta por servidores e socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF). Criada em 2004, o projeto teve seu ápice com apresentação junto ao grupo Rappa no Festival Planeta Atlântida 2016. A banda também já apresentou seu trabalho em eventos da Fundação, entre outros, na entrega da reforma do Ceconp.


Jovens artistas


A mostra também foi abrilhantado pelas manifestações artísticas de socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH), de Caxias do Sul (Case CX) e do Ceconp.


Ministrada também pelo agente socioeducador Beto Silva, no Ceconp, a oficina de percussão tem como objetivo resgatar e difundir os valores da cultura afro-brasileira, combater o racismo estrutural e promover a consciência negra. O trabalho originou mais uma bela apresentação de socioeducandos.


Participante da oficina de Hip Hop, promovida pelo Case Novo Hamburgo, outro adolescente atendido pela Fase apresentou duas músicas de sua autoria. Ele esteve acompanhado pelo grupo ‘Noia Arte’, representado pelos artistas Lucas Machado e Pedro Henrique Raimundo Rosa.


Agente socioeducador do Case Caxias do Sul, Paulo Anderson Moraes trouxe número musical com três jovens da unidade. Os adolescentes são participantes de oficinas de instrumentos musicais e dedicam seu tempo para ensaiar diferentes ritmos.


Saiba mais


A Mostra Cultural também foi marcada por almoço de integração entre adolescentes e servidores de unidades de todo o Estado.


O evento contou com socioeducandos e servidores das unidades de internação e de semiliberdade de todas as regionais do Estado: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.


Além de diretores e servidores de todo o Estado, a Fase também esteve representada pela diretora Administrativa, Simei Pilotti e pelo representante da Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), Altair Madruga.


Também presentes, a diretora do Ceconp, anfitriã da atividade, Josiane Mônaco, bem como a equipe da Coordenação Pedagógica: coordenadora Clarissa Quadros e os chefes dos núcleos, Pedro Falkenbach Júnior,  Lilian Locatelli e Jamille Cordeiro.

Fonte: Saul Teixeira - Ascom Fase