Gervásio Maia será o líder do PSB na Câmara dos Deputados a partir de 2024

08/12/2023 (Atualizado em 08/12/2023 | 11:17)

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Gervásio Maia (PB) será o líder do PSB na Câmara a partir do próximo ano. O parlamentar foi escolhido com o apoio unânime da bancada socialista, nesta quarta-feira (9). Ele substituirá o atual líder, Felipe Carreras (PE).

Em segundo mandato na Câmara, Gervásio Maia vem atuando com destaque na defesa da democracia, dos servidores públicos, da causa animal e nas pautas relacionadas à saúde, à educação e ao desenvolvimento social.

“Darei início a uma nova etapa da minha vida com total clareza do grande compromisso que assumi com o PSB e com o povo brasileiro. Chego com o espírito de dialogar e trabalhar, incansavelmente, na reconstrução do país”, afirmou o deputado, destacando a “honra e responsabilidade” de ocupar o posto já exercido por Miguel Arraes e Eduardo Campos.

Para Carreras, a escolha unânime de Gervásio Maia indica que a bancada socialista se manterá firme na luta por um Brasil de oportunidades e mais justo. “Entrego a liderança em boas mãos, sabendo que Gervásio vai conduzir os trabalhos da bancada, no próximo ano, com excelência e comprometimento, trabalhando pela governabilidade e por mais oportunidades para o povo brasileiro”, disse Carreras.

Gervásio Maia é titular das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; Comunicação; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O parlamentar integrou a equipe responsável pela transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula e a CPMI que apurou os ataques golpistas do 8 de Janeiro.

Advogado de formação, o parlamentar foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002, tendo sido reeleito em 2006, 2010 e 2014. Exerceu a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba durante o biênio 2017-2019. Nas eleições de 2018, foi o deputado federal mais votado da Paraíba.

Na Câmara, o parlamentar participou de importantes debates como o piso nacional da enfermagem, a luta pelos direitos dos servidores públicos e pelo auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19, além de pautas em defesa dos trabalhadores, da educação, da saúde e do desenvolvimento social.
Dentre os projetos de lei que apresentou está o que autoriza o confisco de bens utilizados em crimes contra o Estado Democrático de Direito, como carros, ônibus e caminhões.

Durante a reunião em que Gervásio Maia foi escolhido para assumir a liderança do partido na Câmara em 2024, os deputados socialistas definiram os outros parlamentares que vão comandar a bancada até o final da 57ª Legislatura. Pedro Campos (PE) será líder em 2025 e Jonas Donizette (SP) em 2026.


Fonte: Com informações da Liderança do PSB na Câmara