Valorização dos templos de matriz africana pauta atividade do PSB de Viamão

26/11/2023 (Atualizado em 27/11/2023 | 16:23)

O PSB/Viamão lotou o plenário da Câmara de Vereadores, na sexta-feira (24/11), para celebrar o Dia da Consciência Negra. O evento teve como anfitriões, os militantes da Negritude Socialista Brasileira (NSB) no município. A atividade contou com apresentações culturais e debates sobre a pauta antirracista. 


Com o tema “Políticas Públicas para Templos Religiosos”, o objetivo foi promover uma escuta efetiva da comunidade dos povos de terreiro, primando pelo combate ao racismo, à violência e à intolerância religiosa. A formulação de políticas públicas que promovam a qualidade de vida da população negra também marcou a reflexão. 


A iniciativa contou com a presença da diretora do Departamento da Igualdade Étnico-Racial do Estado, Sanny Figueiredo (PSB). Ela defendeu a presença de mais negros nos espaços de poder, entre outros, por meio da política partidária.


“Andando sozinhos podemos ir mais rápido, mas somente juntos, será possível irmos mais longe”, refletiu, defendendo que somente com a união dos afrodescendentes será possível combater a desigualdade racial e propor rupturas históricas. “Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis”, completou. 


Dentro da temática do encontro, o PSB/Viamão homenageou líderes religiosos que trabalham em defesa e manutenção da cultura negra, pela tolerância às religiões de matrizes africanas e pela cultura de paz. Os certificados foram entregues pela organizadora do evento, Marisa Madruga. Ela é militante da NSB/Viamão. 


“Os templos religiosos jamais deixaram de funcionar como centros sociais para as comunidades mais vulneráveis. Nossa religião espalha amor, humildade e caridade para todo o Brasil”, disse, destacando que muitas vezes, o funcionamento das casas acaba realizando um papel que o Poder Público não realiza a contento, sobretudo na busca por Justiça Social. 


Homenagens


Entre os homenageados, esteve o presidente do Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, Pai Roberto de Bará. Ele citou algumas lutas do grupo, entre elas, a dispensa de alvará para terreiros. 


Os demais homenageados também colaboraram com o tema central dos debates, ao propor a valorização dos Povos Tradicionais de Matriz Africana por meio de políticas públicas. Conforme eles, são necessárias ações afirmativas nas áreas da Saúde, Educação, Habitação, Cultura, Meio Ambiente e Assistência Social. 


Frente pelo povo


Lideranças de partidos que integram a Frente Viamão pelo povo, representadas no evento por PSB, PT e PSOL, também marcaram presença. Entre eles, o vereador Alex Boscaini e a fundadora da ONG Diálogos de Resistência, Karla Renée. A atividade também recebeu filiados do PDT e do MDB, bem como demais lideranças ligadas à luta do movimento negro.


O PSB/Viamão também esteve representado pelo secretário da Negritude, Leandro Maria Moreira (Chico), pela secretária do movimento Sindical Clair Ferreira, pela secretária de Mulheres, Carla Buquette de Mattos e pelo representante da sigla na direção do PSB/RS, Geraldinho Filho.

Fonte: Saul Teixeira - PSB de Viamão