Proposta socialista de fomento às micro e pequenas empresas pretende atender até 40 mil novos empreendimentos gaúchos

05/09/2023 (Atualizado em 05/09/2023 | 10:51)

A Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), e o Fórum Gaúcho das Micro e Pequenas Empresas (Fortalece/RS), presidido pelo coordenador da Bancada do PSB, Mário Bruck, lançaram uma proposta de fomento e gestão para os pequenos negócios. A apresentação aconteceu durante agenda na Expointer, em Esteio, e contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo.


Conforme Bruck, a iniciativa pretende atender até 40 mil novos empreendimentos nos próximos quatro anos. “A ideia é unir esforços por meio da participação efetiva dos atores públicos, privados e do terceiro setor para prepara o empresário do presente para o futuro, com ações de curto e médio prazo que incidem diretamente sobre os três principais fatores de mortalidade das empresas: falta de crédito, má gestão e competitividade do mercado”.


O deputado Elton Weber reiterou a importância de ações de fomento ao setor que é fundamental para economia do Estado, sendo responsável pela geração de cerca de 70% dos empregos. “O secretário Polo avaliou como positiva a iniciativa e colocou-se à disposição para fazer andar o projeto”. O próximo passo, é promover uma reunião entre a Frente Parlamentar, o Fórum Fortalece-RS, e o Governo do Estado, envolvendo às áreas do Executivo que tratam transversalmente das políticas públicas para o setor, com o objetivo de iniciar as tratativas para viabilizar a proposta ainda neste ano.


Entre o público-alvo a ser atendido, estão os pequenos agricultores e agroindústria familiar, empreendedores embrionários, microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e estudantes. “O projeto é dividido em quatro áreas: gestão, crédito e microcrédito, mercado e formação empreendedora”, explica Mário Bruck, ao destacar que a proposta foi amplamente discutida e trabalhada pelo Fórum, que conta com a participação de mais de 40 entidades representantes do setor. Entre elas a Fecomércio- RS, a Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), a Federação das Associações de MPEs do RS (Fepeme), e a CIC de Caxias do Sul.


Fonte: Ascom PSB/RS