Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio pode virar patrimônio cultural imaterial do RS

12/05/2023 (Atualizado em 12/05/2023 | 15:16)

A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, uma das manifestações religiosas mais tradicionais da Serra Gaúcha, pode virar patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. Recentemente, o vereador de Farroupilha, Juliano Baumgarten (PSB), entrou com requerimento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), em Porto Alegre, solicitando o registro da Romaria, que neste ano chega a sua 144ª edição. "Formalizamos a solicitação ao diretor do IPHAE, Carlos Renato Savoldi, que afirmou ter sido o primeiro pedido oficial para transformá-la em patrimônio cultural imaterial. Também nos reunimos com o reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, e com o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professor Gelson Rech. Houve um acolhimento bastante positivo da proposta e a adesão significativa de ambas as partes. Está em curso a valorização do nosso patrimônio", afirmou ao destacar a parceria do ex-prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo (PSB), na jornada. 


O parlamentar socialista já havia apresentado um Projeto de Lei (PL) na Câmara para o reconhecimento em nível municipal, porém o Executivo não acatou o pedido. "Agora, com o documento protocolado no IPHAE, esperamos que o projeto seja analisado".


Com pautas do mandato voltadas à cultura e preservação da história, o vereador Juliano, que também é professor de história e historiador, destaca a relevância da peregrinação. “A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio movimenta mais de 300 mil pessoas e vai muito além da fé, apesar da Região da Serra, uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico do Estado, ter crescido alicerçada na fé e na religiosidade de seu povo. Ela representa esperança e a celebração de Nossa Senhora de Caravaggio é hoje um dos eventos mais importantes do estado e do país. Ao registrá-la como patrimônio cultural imaterial reconhecemos sua importância como legado para as futuras gerações".


Fonte: Ascom PSB/RS