Fase lança 6ª edição do Concurso Literário para incentivar a leitura e a escrita

11/05/2023 (Atualizado em 11/05/2023 | 09:09)

Foto: Saul Teixeira
Foto: Saul Teixeira

Com o objetivo de despertar interesse pela leitura e pela escrita criativa junto aos jovens que cumprem medida socioeducativa, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo lançou a 6ª edição do Concurso Literário da Fase. A atividade também busca promover a expressão artística dos (as) socioeducandos (as) de todas as unidades do Estado.


Desde 2017, a atividade integra servidores e a comunidade escolar das escolas estaduais que atendem aos jovens. A disputa é destinada aos adolescentes que estejam cumprindo Internação Provisória e Medida Socioeducativa de Internação ou Semiliberdade.


A divulgação do regulamento, as orientações sobre as inscrições e o detalhamento sobre o formato da disputa marcaram parte da atividade ocorrida no auditório da Sede Administrativa da Fase, nesta quarta-feira (10/05), em Porto Alegre. Destaque, ainda, para a fala do escritor Vinicius Brasil,  também conhecido como Guerreiro Poeta, direcionada aos pedagogos e Agentes Socioeducadores (ASE’s).


Conforme o presidente José Stédile, a iniciativa garante diretrizes pedagógicas ao propósito da reintegração social. “A literatura ‘abre a mente’ dos jovens para uma nova visão de mundo, para uma nova realidade, além de servir de estímulo aos estudos. Também existe relação direta com a leitura e a escrita: quanto mais lemos, melhor escrevemos”, destacou, enaltecendo que o concurso dialoga com um dos principais eixos de atuação da Fase, a educação.


Representante da Justiça Juvenil na atividade, a Defensora Pública Paula Simões Dutra de Oliveira citou o estímulo a hábitos como leitura e escrita como essenciais para o sucesso das medidas socioeducativas. “Ao cumprirem as medidas (de internação), os jovens ficam privados da liberdade de ir e vir. Mas a privação não se estenderá aos sonhos e projetos. Não há muros para uma mente criativa”, pontou.


Renovação do acervo


A entrega dos kits para a renovação do acervo das Salas de Leitura das unidades esteve entre os pontos altos da atividade. Cada espaço recebeu obras literárias atuais e também clássicas levando em consideração as preferências dos socioeducandos (as).


Em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), cada Centro também é atendido por uma escola estadual. “A Secretaria, por meio das nossas escolas estaduais, está à disposição da Fase para colaborar cada vez mais para a promoção da educação junto aos jovens”, destacou a representante da Secretaria de Educação (Seduc), Cláudia Feijó. “Acreditamos na educação como ferramenta para recomeços”, completou.


Temática


Embora o concurso possua temática livre, a Fase sugere aos participantes a abordagem de assuntos, tais como: Liberdade, Família, Educação, Desigualdade Social, além de práticas e ações visando o combate à violência contra a mulher, à intolerância e ao preconceito racial.


Realização


O concurso literário é coordenado pela Diretoria Socioeducativa (DSE) por meio da Coordenação Pedagógica da fundação (CP) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce).


Conforme a diretora da DSE, Simone Weber, o trabalho conjunto é um dos pilares das iniciativas que buscam o exercício da socioeducação. “O concurso engloba escolas estaduais, servidores da Fase, escritores e demais parceiros. Todos os esforços serão direcionados para construirmos o sucesso desta sexta edição”, projetou.


“O concurso é dividido em duas modalidades, produção gráfica e produção textual. A premiação dos vencedores ocorrerá no mês de agosto”, adiantou o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior.


Obras lançadas


Os concursos anteriores, realizados desde 2017, renderam conteúdo para coletâneas de textos e ilustrações lançados pela Fase:


Vozes, pincéis e dobras − lançado em 2018

Conquistando a liberdade (2019)

Onde moram meus pensamentos: 3ª edição da série (2022), que retrata produções do 4° e 5° concursos.


Presenças


Também presentes no lançamento do 6° Concurso Literário, a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, Silvana Carvalho, a representante da comissão organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta e a representante do Banco dos Livros, Neli Miotto.


A Fase também esteve representada pela diretora de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), Ledi Teixeira, a coordenadora Pedagógica da DSE, Clarissa Quadros, além de diretores de unidades de internação e semiliberdade e servidores responsáveis pelas Salas de Leitura em todo o Estado.



Fonte: Saul Teixeira - Ascom Fase