PSB Inclusão pede apuração de caso em que jurista gaúcha usa vaga destinada a pessoas com deficiência e ofende cadeirante

10/05/2023 (Atualizado em 10/05/2023 | 15:09)

O PSB Inclusão/RS largou nota, nesta quarta-feira (10), repudiando o recente caso divulgado pelo portal G1, onde uma juíza de direito é filmada discutindo com o cadeirante Magnus Rodrigo Cardoso por uma vaga destinada a pessoas com deficiência no estacionamento do Shopping Iguatemi em Porto Alegre.  A reportagem diz, ainda, que a juíza, que está sendo investigada por injúria discriminatória, teria chamado o cadeirante de "aleijado". O caso aconteceu na tarde do último sábado (6).


Na nota, a executiva do movimento socialista manifesta total repudio a postura preconceituosa e capacitista da juíza e pede a imediata investigação do caso e sanção penal e administrativa da magistrada, em caso de confirmação do arrolado na referida notícia. “Entendemos que, legalmente, os fatos noticiados são de extrema gravidade, ensejando o crime de injúria discriminatória, para além das infrações de trânsito sofridas. Ora, uma sociedade que se objetiva ser justa não pode conviver com situações como essa, especialmente vindas de um membro do Poder Judiciário, órgão julgador, inclusive, de casos análogos a esse”.


O PSB Inclusão, que enquanto movimento político tem atuado em defesa das pessoas com deficiência (PcDs) e pela melhoria continuada de sua condição de vida em todos os aspectos, presta sua solidariedade a Magnus Cardoso e reafirma seu compromisso pela construção de uma nova mentalidade da sociedade, alicerçada nos princípios da igualdade, fraternidade, humanidade e respeito pelo próximo.  



 

Fonte: Ascom PSB/RS