Cartão Vermelho ao trabalho infantil em Candelária

10/06/2022 (Atualizado em 10/06/2022 | 16:08)

divulgação
divulgação

A Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, setores Gestão Municipal, CRAS Aconchego e CREAS Cuidar, juntamente com a Brigada Militar e o CEREST Vales (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador), realizou na manhã de hoje, uma roda de conversa com os participantes do Projeto Pelotão Mirim, meninos e meninas na faixa etária de 8 a 14 anos, acompanhados pela Tenente Lucélia Carrão. A atividade desenvolvida é alusiva ao dia 12 de junho: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social,  Jaira Diehl,  falou da importância de conscientizar as crianças e os adolescentes sobre essa temática,  e que lugar de criança é na infância. Também colocou a Secretaria à disposição como parceira para outras atividades futuras.

Representando o CEREST Vales, estavam presentes a Técnica de Enfermagem Elidiane Onça Moraes e a Psicóloga  Patrícia de Souza Fagundes. Na ocasião, elas reproduziram um vídeo chamado “Vida Maria” e após, conversaram sobre essa temática com os participantes, que trouxeram seus conhecimentos sobre o tema abordado e experiências familiares. Muito lembrado nessa roda de conversa, foi à importância dos estudos e a frequência escolar.

As palestrantes enfatizaram também o que é considerado Trabalho Infantil, que é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país, sendo que no Brasil é permitido trabalho a partir dos 16 anos (exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso ou insalubre) ou a partir de 14 anos, na condição de aprendiz. Também abordaram a questão de pequenas tarefas, que podem ser realizadas por crianças e adolescentes, compatíveis com o desenvolvimento físico e psíquico de cada faixa etária, como por exemplo, arrumar a própria cama e o quarto, guardar seus brinquedos, retirar a louça da mesa após as refeições, entre outras.

Foi distribuído a todos os presentes, pelo CEREST Vales, um material contendo informações sobre o Trabalho infantil, para que todos possam socializar e conversar com outras pessoas, inclusive na família, sobre essa temática tão importante. E ao final, todos receberam um lanche ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.


Fonte: Fonte: Graziele Mahl / PMC