PSB na História: As raízes do socialismo democrático gaúcho

09/06/2022 (Atualizado em 10/06/2022 | 17:01)

O militante de origem portuguesa Antônio Guedes Coutinho. Foto reprodução
O militante de origem portuguesa Antônio Guedes Coutinho. Foto reprodução

O Rio Grande do Sul é um dos berços históricos do movimento operário brasileiro. Na cidade do Rio Grande, por exemplo, foram fundadas a Sociedade União Operária, em 1892, e um efêmero Partido Socialista Rio-grandense, em 1897. 

Com seu jornal Echo Operário, dirigido pelo militante de origem portuguesa Antônio Guedes Coutinho, o Partido Socialista Rio-grandense chegou inclusive a participar das eleições de 1898 e 1900.

A primeira greve geral de Porto Alegre, deflagrada em 1906 pelo estabelecimento da jornada de oito horas diárias de trabalho, foi dirigida por anarquistas e socialistas – entre estes últimos estava o líder negro e gráfico Francisco Xavier da Costa, um dos fundadores do Partido Socialista Rio-grandense.

 

Como no restante do país, as condições para o estabelecimento de um partido socialista e democrático no Rio Grande do Sul eram extremamente desfavoráveis na primeira metade do século 20. 


Em nível nacional, tínhamos, de um lado, os setores conservadores aliando-se cada vez mais a um projeto de poder autoritário que desembocou no Estado Novo (1937-1945); de outro, um Partido Comunista forte, mas completamente alinhado às diretrizes da III Internacional, cujo partido dirigente, o Partido Comunista da União Soviética, distorcia gravemente o caráter libertário do socialismo, transformando-o em totalitarismo, e fazia o movimento operário internacional refém dos interesses do Estado soviético.


Em nível regional, o Rio Grande do Sul era uma sociedade pastoril e ultraconservadora, constituindo-se em um poderoso obstáculo para a disseminação de ideias e práticas progressistas.

 

             


             O jornal Echo Operário foi fundado em 1898 e dirigido por Antônio Guedes Coutinho, 

             integrante do Partido Socialista Rio-Grandense, embrião do atual PSB. (Foto: reprodução)

Fonte: Livro - A História do PSB no Rio Grande do Sul