Núcleo da Inclusão contribui para Plano de Governo socialista

06/05/2022 (Atualizado em 06/05/2022 | 17:38)

O jornalista Renato Gava foi o responsável pela transmissão da reunião sobre inclusão diretamente da sede socialista. Foto divulgação
O jornalista Renato Gava foi o responsável pela transmissão da reunião sobre inclusão diretamente da sede socialista. Foto divulgação


“Há muita inclusão no papel, nas leis, mas não há inclusão na prática, no dia-a-dia das pessoas deficientes brasileiras”.

Assim, Valdair da Rosa Silva, iniciou sua explanação na reunião do Núcleo socialista da Inclusão que definiu as propostas que serão enviadas para construção do Plano de Governo de Beto Albuquerque.

Valdair também elencou três sugestões e uma proposta para o próximo governo socialista: “Primeiro, temos que adaptar os espaços públicos para pessoas deficientes para depois começarmos a falar sobre inclusão. Segundo, temos que aparelhar as escolas públicas na acessibilidade para recebermos alunos com necessidades especiais. Terceiro, a facilitação na aquisição de suportes tecnológicos e analógicos para deficientes através de políticas públicas. E, finalmente, minha proposta: criar a Secretária Estadual de Inclusão”, enfatizou.

O socialista Marco Letrari também formulou uma proposta semelhante, porém vê uma necessidade anterior as propostas que serão apresentadas ao candidato socialista ao Piratini:

“Antes de assumirmos o Palácio Piratini, o partido deve consolidar a transformação do Núcleo da Inclusão em uma secretária estadual e, depois sim, criar uma Secretaria Estadual com esse objetivo. E o mais rápido possível. E também o mais rápido possível elegermos diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão”, salientou Letrari.

Em sua argumentação no encontro, o ex-vereador socialista de Cruz Alta, Paulo Bastos, explanou sobre a situação atual das políticas públicas para inclusão, suas lacunas, deficiências, qualidades e o que pode ser melhorado para propiciar uma máxima autonomia as pessoas portadoras de deficiências.

Já em sua fala final no encontro, o professor Renato de Oliveira, que também é o relator geral das propostas de núcleos socialistas que serão encaminhas ao candidato a governador do PSB, enfatizou que “na conjuntura que vivemos”, as políticas públicas consolidadas são as grandes garantias do estado democrático, e as políticas públicas para inclusão fazem parte disto.

“O mínimo que um governo de um partido humanista como o nosso pode fazer é produzir, fazer, auxiliar e apoiar políticas públicas de inclusão, pois a restituição da autonomia dessas pessoas, que por uma razão ou outra perderam ou não tem”, concluiu o professor.

Ao final do encontro, Valdair da Silva foi escolhido o relator do Núcleo para formulação das propsotas que serão encaminhadas ao Beto Albuquerque construir seu Plano de Governo.

Participaram da reunião, que foi totalmente digital, Renato de Oliveira, Luis Henrique Apollo, Maria Elaine Tarelli, Mario Bruck, Paulo Bastos, Neivids Baptista, Marco Aurélio Letrari e José Paulo Giacomoni. Vicente Selistre coordenou a mesa dos trabalhos.

Neste sábado, dia 7, o relator-geral das propostas dos segmentos e núcleos socialistas, professor Renato de Oliveira, entrega, em cerimônia que será realizada, às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um livro com todas as sugestões elaboradas nos 13 debates temáticos para construção final do Plano de Governo de Beto Albuquerque.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS