Socialistas analisam ascensão da extrema-direita e riscos à democracia

30/04/2022 (Atualizado em 30/04/2022 | 12:40)

Foto: Sergio Dutti
Foto: Sergio Dutti

Os socialistas que participaram do grupo de trabalho sobre análise de conjuntura política e eleições 2022, no XV Congresso Constituinte da Autorreforma, na manhã desta sexta-feira (29), alertaram para o risco de a democracia sucumbir de vez e o país definitivamente perder as conquistas sociais alcançadas na Constituição de 1988, caso Bolsonaro consiga se manter no poder.


A ampliação da chapa Lula-Alckmin para além da esquerda, a superação de certa hegemonia que ainda persiste nesse campo, a construção de um trabalho de base junto às classes populares e o diálogo com os evangélicos, setor que tem trabalho junto à população mais pobre, foram algumas das estratégias propostas no grupo.


O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, o ex-deputado federal Beto Albuquerque disse que não pode haver hegemonia na esquerda, sob pena de colocar em risco o êxito das forças democráticas no pleito deste ano. “A esquerda brasileira tem que ter a capacidade de enxergar mais longe, não apenas do ponto de vista dos partidos A, B ou C”, disse.


Para Beto, a luta de classes sob o atual governo se aprofundou. “Bolsonaro tirou do armário aqueles que sonham excluir o povo de tudo, excluir o povo do radar do Estado. O povo está fora do radar do Estado. estamos vivendo a plena e intensa luta de classes de sempre”, afirmou o socialista.


Na avaliação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para derrotar Bolsonaro e “salvar” a democracia, será fundamental que a chapa liderada pelo ex-presidente Lula apresente um programa “equilibrado e amplo”.


“A vitória de Jair Bolsonaro nessas eleições significará a liquidação completa e total do que nos resta ainda de democracia. Precisamos saber que é necessário juntar forças, todas aquelas que defendem a democracia, que têm as suas diferenças entre si, mas que defendem as liberdades, aceitam o processo democrático e admitem seu contraditório”, afirmou.


Fonte: Com Assessoria de Comunicação/PSB nacional