Indicação de Alckmin como vice na chapa de Lula é aprovada pelo diretório nacional do PT

18/04/2022 (Atualizado em 18/04/2022 | 13:34)

O nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato a vice-presidente na chapa presidencial que será encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aprovado por ampla maioria pelo diretório nacional do Partido do Trabalhadores (PT) em reunião realizada na última quarta-feira (13).

A coligação nacional com o PSB e o nome de Geraldo Alckmin na chapa de Lula consolida a unidade do campo popular e se enquadra no objetivo do PT de buscar amplo apoio em outros setores políticos e sociais do campo democrático, afirma os trabalhadores na resolução aprovada.

“Além de consolidar a unidade do campo popular, o PT deve buscar ampliar o apoio a Lula em outros setores políticos e sociais do campo democrático. A coligação nacional com o PSB, que apresentou formalmente o nome do ex-governador Geraldo Alckmin para compor a chapa como candidato a Vice-Presidente de Lula, será importante passo na direção almejada. Confirmará nossa disposição de, no governo, implementar um programa de reconstrução e transformação do Brasil, ampliando nossa base social”, destaca o PT no documento.

O nome de Alckmin como pré-candidato a vice-presidente de Lula foi apresentado oficialmente pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, na sexta-feira (8) durante uma reunião em São Paulo, com a presença de lideranças socialistas e petistas.

Democracia x autoritarismo

Em uma carta entregue a Lula e à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Siqueira afirma que o ex-presidente Lula reúne as melhores condições e agrega forças políticas e sociais para derrotar o bolsonarismo e a ameaça autoritária que se instalou no país. Além disso, Siqueira destaca que a participação do PSB, na figura de Geraldo Alckmin, será fundamental para a formação de uma frente ampla.

“O presidente Lula reúne, ao ver do PSB, as melhores condições e agrega forças políticas e sociais. A sociedade brasileira precisa vencer o bolsonarismo, essa ameaça autoritária. A participação do PSB, na figura do Geraldo Alckmin, será muito importante, será marcante para o setor político, que entendemos como defensor de uma frente ampla”, afirma Siqueira na carta.

Para o presidente do PSB, é necessário criar um movimento em torno da candidatura de Lula,”o mais amplo possível”, e que reúna todos os setores sociais, políticos e econômicos, dentro de uma perspectiva de mudança que permita assegurar o retorno “à plenitude democrática”.

“Para somar potência e amplitude à resistência contra o autoritarismo que será liderada pelo companheiro Lula, o PSB propõe para compor a chapa o nome companheiro Geraldo Alckmin. Suas qualidades são conhecidas e reconhecidas, dentre as quais cabe destacar uma vida pública longeva e honrada, a perseverança na defesa da democracia e das práticas que lhe correspondem, o equilíbrio daqueles que acreditam no diálogo entre diferentes, a tranquilidade dos que almejam o bem público”, ressalta Siqueira na carta.


Fonte: PSB nacional