Relatório final da Comissão Especial da Indústria é aprovado por unanimidade

07/04/2022 (Atualizado em 07/04/2022 | 15:18)

O conteúdo servirá de base para a formulação da nova política industrial do RS

Foto: Ramon Lopes
Foto: Ramon Lopes

Foi aprovado por unanimidade dos 10 deputados presentes, o relatório final da Comissão Especial da Indústria (CEI-RS), elaborado pelo relator, deputado Beto Fantinel (MDB). O documento, agora, seguirá para apreciação do plenário da Assembleia Legislativa. "Após a aprovação, será apresentado à sociedade gaúcha e ao executivo estadual os resultados que consolidamos até aqui, buscando colaborar efetivamente na elaboração de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Industrial para o RS, envolvendo todos os setores produtivos", destaca o presidente da Comissão, deputado Dalciso Oliveira (PSB), ao lembrar a manifestação nesse sentido do Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, no encontro regional realizado em Caxias do Sul.

Todo o trabalho da CEI-RS, que resultou no relatório, foi norteado pelos cinco eixos da Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, proposta pela Fiergs para melhorar a competitividade da economia brasileira e gaúcha. As demandas específicas sobre cada um destes itens foram recebidas durante os oito encontros regionais realizados pela Comissão. 

O documento aprovado, que enfatiza a necessidade de formulação de uma política industrial para o Estado, unificada e permanente, a partir dos dados do relatório, sugere a geração de empregos como critério para a concessão de incentivos e financiamentos públicos, e indica a criação de um selo "Made in RS", como forma de fortalecer e diferenciar a qualidade da produção gaúcha.

Para melhorar a infraestrutura do Estado, diversas ações foram pontuadas, de acordo com as necessidades regionais, e a conclusão é de que o setor industrial tem um papel de extrema relevância para, junto ao Parlamento, elencar as principais prioridades para constarem na futura política, levando em conta o Estado como um todo.

Com relação a um grande problema abordado na maioria dos encontros, que é a falta de mão de obra especializada, a sugestão é de que sejam estudadas novas metodologias de ensino para oferecer no sistema público de educação como projetos pilotos, com formatos mais modernos e atuais de capacitação, que leve em consideração as vocações regionais do Rio Grande do Sul. 

Nas conclusões, o relatório indica, ainda, a continuidade do debate através da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha (FPI-RS) e também na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (CEDST). As diretrizes, propostas e encaminhamentos do documento serão publicados e encaminhados também ao Executivo e ao setor industrial. 

Conforme o presidente Dalciso, tendo em vista o período eleitoral, o conteúdo será encaminhado como plataforma de diretrizes para o setor industrial, visando a obtenção de compromissos dos candidatos ao Governo do RS, bem como aos legislativos estadual e federal. 

O trabalho da comissão especial, que iniciou em 3 de novembro, contou ao todo com a participação de 16 deputados estaduais, sendo os titulares os deputados Dalciso Oliveira (PSB), presidente, Faisal Karam (Podemos), vice-presidente, Beto Fantinel (MDB), relator, Luiz Fernando Mainardi (PT), Pepe Vargas (PT), Eduardo Loureiro (PDT), Issur Koch (PP), Elizandro Sabino (PTB), Patrícia Alba (MDB), Vilmar Lourenço (PP), Fran Somensi (REPUBLICANOS) e Any Ortiz (CIDADANIA).

Fonte: Daniela Miranda/Ascom dep. Dalciso Oliveira