Principal bandeira do PSB, educação pública é debatida na série de reuniões de núcleos do partido

06/04/2022 (Atualizado em 06/04/2022 | 11:55)

Foto: Renato Gava
Foto: Renato Gava

A quarta reunião de núcleos do PSB tratou sobre a área que é um dos pilares do PSB: a defesa da educação. Durante mais de uma hora, socialistas falaram sobre os problemas na estrutura e apontaram medidas necessárias para que o Rio Grande do Sul volte e a ser exemplo de sistema de ensino público de qualidade. Referência no setor até os anos 1960, o Estado despencou no que diz respeito ao aproveitamento de alunos dos ensinos fundamental e médio e, atualmente, de acordo com avaliações nacionais, a educação gaúcha não consegue figurar entre as 15 melhores do país.

“Nossos professores estão entre os que têm os piores salários do Brasil e nossas escolas estão completamente sucateadas. Lamentável saber que chegamos a esse ponto”, lembrou o sociólogo Renato Oliveira, um dos oito participantes presenciais, na sede do partido, da reunião que contou também com dezenas de inscritos de forma virtual, em uma plataforma online. “A defesa da educação é a mais tradicional luta do PSB, e é excelente que nosso pré-candidato ao governo do Estado, Beto Albuquerque, tenha a educação como sua principal bandeira”, elogiou o advogado e ex-deputado federal Vicente Selistre, que coordenou os trabalhos.

A reunião contou ainda com a adesão de mais um membro aos quadros do PSB. A fisioterapeuta Vanessa Tintinaglia, natural de Veranópolis e moradora de Caxias do Sul, durante a reunião, ela assinou a ficha de filiação, abonada pela secretária estadual das Mulheres Socialistas, Maria Luiza Loose, a Malu. Vanessa afirmou que, nas próximas eleições, apoiará a pré-candidata a deputada estadual Janaína Gomes Costa, do PSB de Porto Alegre. “Foram levantadas várias propostas importantes e o plano de governo para educação estará bem conciso, mas precisa ser factível. A participação das representantes que atuam na educação é essencial, pois vivem as dificuldades na prática”, resumiu a nova filiada.

Também estiveram na sede estadual os socialistas Nilo Pinheiro, membro da Executiva Estadual, Roberto Jakubazku, organizador do Núcleo do Idoso e do Aposentado, e Márcio Barros, participante do Núcleo da Cultura. A próxima reunião de núcleo socialista será dia 11 e tratará de Cultura, Esporte e Lazer. Até o dia 3 de maio, o partido organizará outros cinco encontros, totalizando 12 na série que começou em 28 de março. Cada uma delas, será feito um relatório com sugestões para a construção do plano de governo de Beto Albuquerque.

As reuniões são abertas a todos os membros do Partido Socialista Brasileiro e começam sempre às 18h30, com transmissão feita a partir do diretório estadual. “Também são bem-vindos todos que querem contribuir com o tema”, enfatizou Selistre”.


Confira as datas das próximas reuniões:

11/4 - Cultura, Esporte e Lazer;

12/4 - Segurança Pública;

18/4 - Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação;

19/4 - Políticas Sociais-Juventude;

25/4 – Políticas Sociais-Idoso

26/4 – Políticas Sociais-Inclusão;

2/5 – Políticas Sociais-Mulheres;

3/5 – Causa Animal.


Fonte: Ascom PSB RS