São José dos Ausente sedia reunião regional com representantes do Ministério do Desenvolvimento

18/03/2022 (Atualizado em 18/03/2022 | 15:20)

No dia 10 de março, o Município de São José dos Ausentes recebeu representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional, junto a Pousada Fazenda Monte Negro, para reunião técnica com lideranças regionais e com produtores no intuito de desenvolvimento e implantação da Rota do Queijo Artesanal Serrano, do Mel, Frescal e outras delícias típicas produzidas na região.

Foi apresentado um material audiovisual do Queijo Artesanal Serrano e em seguida o Dr. Francisco Soares de Lima Júnior – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano apresentou a ideia geral do projeto, no que em seguida foi complementado por Valquíria Duarte Vieira Rodrigues – Coordenadora-Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores que trouxe também importantes contribuições ao tema.

Prefeitos que estavam presente se manifestaram sobre o evento, especialmente o anfitrião, Ernesto Valim Boeira que mencionou o quanto é importante que essas rotas possam de consolidar e abrir portas para o desenvolvimento de toda a Região de forma integrada, já que são produzidas tantas delícias como queijo, mel, doce de gila, paçoca de pinhão, charque e carreteiro de charque.

Alguns produtores rurais se manifestaram, apresentando a realidade regional, as dificuldades e os avanços ao longo dos anos em termos de produção, comercialização e divulgação de seus produtos. Dentre as manifestações, Claudecir Bitencout, presidente da APROCAMPOS, Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Região dos Campos de Cima da Serra, fez importante manifestação sobre o Queijo Artesanal Serrano.

O presidente da Associação Apícola dos Campos de Cima da Serra, Gabriel Boeira, explanou sobre a evolução por qual passou a referida Associação e a importância de um encontro como esse e da consolidação da Rota do Mel.

A Secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de São José dos Ausentes falou sobre a criação dessas Rotas e mencionou que o modo de fazer o Queijo Artesanal Serrano é patrimônio Cultural Imaterial Municipal desde o ano de 2017, tal a importância que essa iguaria representa para a região.

Referido evento foi transmitido pela Rádio Monte Carmelo FM através de live. Foram feitos questionamentos aos representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional pelo público presente o qual foi compreendendo a forma como se dá a formação de Rota, seu desenvolvimento e posterior consolidação. 

Os municípios presentes, através de seus representantes, saíram satisfeitos com os avanços obtidos e imbuídos da missão de fazer o necessário para contribuir a que essas Rotas se efetivem.

Fonte: PMSJA