Titia Chiba - primeira vereadora trans do PSB: “todos que querem um país melhor”

16/03/2022 (Atualizado em 16/03/2022 | 12:17)

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Primeira vereadora trans eleita pelo PSB, Lunna da Silva, conhecida como Titia Chiba, entrou na política disposta a impactar ainda mais a vida das pessoas que mais precisam, coisa que já fazia antes de ser eleita para um mandato público. Cabeleireira, radialista e graduanda em Gestão Pública, Titia dedica a vida em favor do outro. A socialista promove trabalho permanente de arrecadação de alimentos e roupas para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social em Pompéu, município com 32 mil habitantes, distante 168 km da capital mineira, Belo Horizonte. Também organiza campanhas pontuais em datas comemorativas. “Sonho com um país de igualdade para todos, onde todos tenham direito de ir e vir e de ser quem realmente são. Um país onde não haja preconceito, onde não haja fome, onde não haja desigualdade”, afirma.

Aos 17 anos, começou a trabalhar em um salão de cabeleireiro da cidade e, aos 28 anos, se assumiu transexual, indo morar na Europa em busca de melhores oportunidades. Lá teve um AVC que lhe deixou sequelas motoras e a obrigou a voltar para o Brasil. Foi quando iniciou sua luta social, se elegeu vereadora com 1220 votos, sendo a mais votada em Pompéu. “O que me trouxe para o PSB foi a questão da inclusão, o direito de ser alguém, de me tornar alguém perante uma sociedade tão desigual em que a gente vive”.

Confira a entrevista:

1. O que a trouxe para o PSB?

O que me trouxe para o PSB foi a questão da inclusão, o direito de ser alguém, de me tornar alguém perante uma sociedade tão desigual em que a gente vive.

2. Quais as causas pelas quais você luta?

Defendo, em especial, as causas sociais, a luta por igualdade. Essa não é só uma luta minha, mas de todos que querem um país melhor para a maioria, uma saúde de qualidade, uma educação de qualidade, ter um prato de comida em sua mesa. Luto por dignidade.

3. O que significa ser socialista no tempo presente?

Ser um socialista é buscar constantemente uma sociedade mais justa, igualitária, proporcionando que aqueles vulneráveis tenham a oportunidades e acesso a educação, saúde, emprego e qualidade de vida.

4. Qual é o país com o qual você sonha?

Sonho com um país de igualdade para todos, onde todos tenham direito de ir e vir e de ser quem realmente são. Um país onde não haja preconceito, onde não haja fome, onde não haja desigualdade. Esse é o país que eu busco e que eu quero para todos.

Fonte: PSB Nacional