Movimentos Socialistas na estrada

13/07/2021 (Atualizado em 16/07/2021 | 12:10)

O objetivo é fortalecer o partido através das bases nas cidades com a direções estaduais dos segmentos

Pé na estrada, visita aos mais diversos municípios gaúchos e muitos, mas muitos contatos com as mais diversas lideranças socialistas no Estado do Rio Grande do Sul.  Está é a estratégia dos movimentos socialistas gaúchos para fomentar os segmentos estaduais do PSB, visando o fortalecimento dos movimentos dentro dos municípios e, é claro, do próprio partido para as próximas eleições.

O projeto começou no início deste mês de julho com o roteiro realizado pelo presidente estadual da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Diego Adam, aos municípios de Pelotas, Rio Grande, Pinheiro Machado, São Lourenço do Sul, Cristal e Camaquã, todos na Região Sul do Estado. O presidente nacional da JSB, Tony Sechi, participou de parte do roteiro e das ações da liderança gaúcha.

“Buscamos uma aproximação do movimento estadual com os mais diversos municípios gaúchos. O objetivo é fortalecer o partido através das bases nas cidades com a direção estadual do segmento”, explica Adam.

A secretária estadual do Movimento de Mulheres Socialistas, Maria Luiza Loose, enfatiza que os roteiros já feitos e os próximos, além do contato com as lideranças socialistas das regiões visitadas, são uma ótima oportunidade de fomentar a criação dos movimentos nas mais diversas localidades do Rio Grande do Sul e ressaltar a importância dos segmentos organizados para o partido, além da consolidação das lutas populares defendidas pelo Partido Socialista Brasileiro.

“Há a necessidade da composição de mulheres na formação das chapas eleitorais e o movimento de mulheres vem para isto, para fomentar a participação feminina na política brasileira e também dar vez, voz e votos para que elas possam estar desempenhando e trazendo objetivos eleitorais para o PSB”, comenta a secretária estadual das Mulheres Socialistas do PSB-RS

Maria Luiza já fez dois roteiros pelo interior do Estado. No primeiro, visitou Passo Fundo e Erechim junto com o presidente da JSB/RS, Diego Adam; no segundo, Pelotas, São Lourenço, Rio Grande, São Lourenço, São José do Norte e Capão do Leão. Em todos esses municípios, ela esteve acompanhada pelo secretário estadual do Movimento da Negritude Socialista do Rio Grande do Sul, Paulo Leites.

“O PSB de todos e todas nas pautas populares. O racismo, o machismo, a homofobia ou toda e qualquer forma de discriminação são veemente repudiadas pelos socialistas raízes. Uma sociedade precisa de todas as pessoas e saber lidar com a pluralidade é fundamental para o crescimento econômico, social e político. Contamos com a participação de cada uma e cada um. Juntos, somos 40, somos mais fortes nas lutas contra as injustiças”, conclui Maria Luiza Loose.

O PSB-RS possui cinco movimentos: o Sindicalismo Socialista Brasileiro, que tem como secretário Marcelo Freitas; a Juventude Socialista Brasileira, presidida por Diego Adam; a Negritude Socialista Brasileira, sob a responsabilidade do secretário Paulo Leites; as Mulheres Socialistas, lideradas por Maria Luiza Loose; Movimento Popular Socialista, comandado por Elói Frizzo, e o segmento LGBT, administrado por Thiago Abreu.



 

 




Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS