Governo do Estado investe na modernização de elevadores do IPERGS

27/05/2021 (Atualizado em 27/05/2021 | 11:02)

Foto: Saul Teixeira
Foto: Saul Teixeira

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) inaugurou, nesta semana, dois elevadores, de um total de oito a serem modernizados integralmente no edifício da entidade, em Porto Alegre. O governo do Estado está investindo R$ 6,2 milhões na modernização dos equipamentos. A previsão de conclusão dos serviços é em abril de 2022.

A Secretaria de Obras e Habitação, por meio do da Divisão de Projetos de Engenharia do Departamento de Obras (DOP), elaborou as especificações técnicas, orçamentação pública e atualmente trabalha na fiscalização da obra, serviços indispensáveis para a modernização integral dos oito elevadores do IPERGS.



Foto: Saul Teixeira

“Os elevadores originais, com tecnologia do ano de 1971, se encontram em fim de vida útil devido ao desgaste próprio do uso, assim como devido à desatualização tecnológica prejudicando a acessibilidade predial”, refletiu o engenheiro Mecânico Luciano Fontoura, destacando que os equipamentos atendem aos desafios da modernidade. “Os elevadores contam com tecnologia que proporcionará redução entre 15 a 30% do consumo de energia conforme a carga transportada”, completou.

Também presentes na atividade ocorrida na terça-feira (18/05) o presidente do IPê Prev., José Guilherme Kliemann, o presidente do IPÊ Saúde, Júlio César Vieiro Ruivo, além de representantes da empresa ThyssenKrupp, responsável pela obra, além de técnicos da SOP.

Além de Luciano Fontoura, a equipe técnica da pasta responsável pela fiscalização das obras nos elevadores é composta, ainda, pelos seguintes engenheiros: Gabriela Martins da Silva (Civil), Jeremias Gelsomino Dellagostin e Luiz Lemes (Eletricistas).

Elevadores de última geração

- Capacidade para 20 passageiros

- Alta velocidade (150m/min)

- Tecnologia eletrônica embarcada que elevam o seu nível de segurança e reduzem os seus custos de funcionamento e manutenção.

- Freio de segurança no contrapeso, freio de segurança obrigatório nas cabinas proporcionando a frenagem de emergência também no sentido ascendente;

- Sistema regenerativo de energia:

Através de dispositivo eletrônico, transforma os motores de tração em geradores de energia quando as cabinas sobem com carga menor do que 50% (750Kg ou 10 passageiros) da capacidade total (1500Kg ou vinte passageiros) ou descem com carga maior do que 50%.


Fonte: Ascom Secretaria de Obras e Habitação RS