Editorial: Perseguindo horizontes, por Mário Bruck

01/11/2021 (Atualizado em 03/11/2021 | 09:43)

Foto: Stéphany Franco
Foto: Stéphany Franco

A justiça social, a liberdade e a igualdade de oportunidades  dentro de um estado democrático são o grande objetivo do Par tido Socialista Brasileiro desde sua criação, há mais de sete déca das. Mas para esta construção se tornar realidade, é necessário  planejamento minucioso, estrutura sólida, recursos humanos  apaixonados pela causa e muito trabalho, mesmo. Tijolo a tijolo. 


Foi com esse pensamento que a Executiva do PSB-RS vem atuando desde sua posse. Já em 2018, promoveu encontros regionais  nos mais diversos municípios de todas as regiões do Rio Grande  do Sul e participou de todos eles, sempre com objetivo de fortalecer a sigla nos locais onde já atuava. E, o mais importante, ajudou a planejar, a criar, a estruturar e a organizar o partido onde ele  ainda não havia chegado. E sempre com orientações jurídicas, contábeis e ideológicas. Sempre com a participação de, pelo menos, um membro da Executiva Estadual.  


Foi em 2019 também que o partido começou um dos projetos  mais audaciosos da política brasileira nos últimos tempos, e o  Rio Grande não ficou de fora: a realização de sua autocrítica e  consequente autorreforma do programa. O objetivo é se atualizar para uma mais que necessária reorganização social brasileira,  um projeto nacional de desenvolvimento e, claro, um governo  progressista elaborado pelas bases e construído pelo povo para o povo. 


E os esforços continuaram em 2020, mesmo com todas  as restrições da pandemia. Com muito diálogo, encontros virtuais, mais de cem viagens para diversos municípios e bastante  trabalho, conseguimos manter o foco nos objetivos, ampliá-los e  ainda proporcionar um crescimento no número de candidaturas  socialistas para o pleito daquele ano. 


O PSB-RS se tornou maior


Chegou o ano de 2021 e a transpiração para concretizarmos  nossos objetivos se potencializou. Foram centenas de horas em  debates, discussões e contatos pela internet e, quando se tornou  possível, presenciais. Foram também nove encontros macrorregionais, 158 Congressos Municipais e outras centenas de viagens  dos membros da Executiva. E tudo isso para garantir uma autorreforma realista e a renovação de nossas bases. 


E, agora, nesse final de 2021, chegamos ao ápice de nossos esforços com a realização do Congresso Estadual do PSB e a perspectiva de, em 2022, aumentarmos significativamente nossas  bancadas estadual e federal, e a real possibilidade de elegermos um nome histórico do socialismo gaúcho, Beto Albuquerque, para o governo estadual. 


Depois, seguiremos perseguindo nossos horizontes para, quem sabe, colocar com a continuidade de  nossos esforços o PSB na cadeira do presidente da República.


Por: Mário Sander Bruck
Presidente do PSB-RS

Fonte: