Terça-feira, 17 de  julho de 2018
Liziane Bayer oportuniza a São Pedro do Sul pioneirismo na erradicação do câncer de colo do útero

 

O município de São Pedro do Sul, terra natal da deputada Liziane Bayer (PSB), se prepara para tornar-se case pioneiro na erradicação do câncer de colo do útero no Brasil, sendo uma luta de iniciativa da parlamentar na busca de melhorias e desenvolvimento na área da saúde da mulher. O projeto, que iniciará nos próximos dias, terá o convênio será firmado com o Instituto de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (Incolo) e a prefeitura de São Pedro do Sul, nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa gaúcha, e contará com a presença de autoridades políticas e da área da saúde.

 

O município trabalhará pelo controle e erradicação da doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, nos moldes aplicados no Principado de Mônaco. Após a assinatura do convênio, será dado início efetivo ao trabalho, que durará em torno de quatro meses, resultando em grandes conquistas na área da saúde. Para Liziane, é uma alegria ter como uma das frentes de luta do seu mandato o engajamento pela saúde e qualidade de vida da mulher. “Buscar melhorias voltadas a saúde, principalmente a prevenção e o tratamento do câncer de colo do útero, sempre terá meu apoio. E este, especialmente pela assinatura do convênio que alça minha terra querida a um projeto pioneiro no Brasil, visando a erradicação do câncer de colo do útero para as são-pedrenses”, destaca Liziane, que se sente honrada por ter intermediado os contatos que resultaram na oficialização deste grande desafio.

 

Texto: Kátia Fantin - Foto: Divulgação

Comitiva de prefeitos encaminha pleitos à Secretaria de Segurança Pública

 

 

O deputado estadual Elton Weber (PSB) esteve reunido na tarde desta quarta-feira (4) com o secretário de Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, para tratar da falta de policiais militares nos municípios de Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara e Santa Maria do Herval. O encontro revelou divergência entre o número de policiais que constam como lotados pela SSP nas cidades e o número dos policiais que efetivamente estão nos municípios.

O secretário Schirmer solicitou aos prefeitos Luiz Evaldt Steffen, de Morrinhos do Sul, Flávio Raupp Lipert, de Três Cachoeiras, e Dirceu Gonçalves Selau, de Mampituba que conversem com os Comandos Regionais da Brigada Militar e oficiem essas diferenças. O presidente do Consepro de Santa Maria do Herval, Darci Staudt, saiu com a mesma incumbência.

De acordo com o grupo, além do déficit de pessoal também faltam veículos para atender as ocorrências, em sua maioria furtos e arrombamentos. Schirmer explicou que recentemente foi realizada em licitação para compra de 600 viaturas para o Estado, mas a aquisição depende de recurso da Consulta Popular. Só então, poderá haver um posicionamento sobre a possibilidade de reforço da frota.

Weber espera que parte das demandas possa ser resolvidas. “A audiência foi positiva para que pudéssemos ter um melhor diagnóstico da situação e encaminhar algumas soluções com objetivo de garantir uma melhor segurança para a população.”

Texto: Patricia Meira Cardoso - Foto: Divulgação

Emoção marca entrega da Medalha da 54ª Legislatura a Tenente da Brigada Militar

 

Numa cerimônia marcada pela emoção, o deputado estadual Elton Weber (PSB) entregou, nesta quinta-feira (5), a medalha da 54ª Legislatura ao 1º Tenente da Reserva da Brigada Militar, Jairo Conceição da Rosa, 53 anos, reconhecido por seu trabalho social junto a colegas da corporação.

A solenidade ocorrida no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, foi acompanhada pelo sub-comandante geral da Brigada Militar, Eduardo Biacchi Rodrigues, diretores da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Bombeiros Militares do RS (ABAMF), Policiais Militares, familiares e amigos.

Em seu discurso, Jairo Conceição da Rosa enfatizou a importância do trabalho que desempenha há 16 anos como diretor da ABAMF, colaborando para a concretização de projetos de moradia e prestando assessoria jurídica e auxílio a colegas doentes ou feridos no exercício da profissão. O Tenente agradeceu ao deputado o reconhecimento do Parlamento e pediu atenção aos projetos que tramitam na Assembleia para que possam ser feitas melhorias nas condições de trabalho na Brigada Militar. “Esta é uma homenagem que contempla o trabalho de todo um grupo do bem, realizado a várias mãos, em prol de colegas em momentos de dificuldade, quando contam só com a família e Deus”, disse o Tenente.

Weber se comprometeu a estar ao lado da família brigadiana em suas demandas, enumerou os projetos desenvolvidos pelo tenente Jairo ao longo de décadas de carreira, ressaltou suas origens familiares, seus tios e irmãos adotivos, e discorreu sobre a importância da Brigada Militar para a sociedade gaúcha. Weber lembrou que esta é uma profissão como poucas, em que se escolhe trabalhar assumindo o risco de vida diário. “O Tenente Jairo é um exemplo de quem no seu dia a dia faz o bem ao outro, com ações concretas. Um homem que tem como lema fazer o bem, não importa a quem”, disse.

O deputado refere-se a histórias de apoio como as relatadas pelo policial militar reformado Emerson da Silva, 33 anos, que ficou tetraplégico após ser ferido numa ocorrência de roubo de carro há três anos e meio. Presente à cerimônia, foi aplaudido pelo público. “Continue firme, Emerson. Você é um exemplo de coragem e dedicação, como outros homens e mulheres que não puderam continuar as suas vidas como eram antes”, concluiu Weber.

 

Saiba mais

Jairo Conceição da Rosa, 53 anos

1º Tenente da Reserva da Polícia Militar

Diretor Assistencial e Habitacional da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho os Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Bombeiros Militares do RS (ABAMF)

Algumas ações na área assistencial: distribuição de cestas básicas, acompanhamento hospitalar de servidores e familiares e suporte jurídico em demandas médicas. 

Alguma ações na área habitacional: desenvolveu projetos importantes como a regularização de imóveis junto à COHAB para beneficiar servidores da Segurança Pública, viabilizou doações de áreas em Bagé, Montenegro, Alegrete para construção de habitações par servidores, participou da organização do primeiro Feirão da Casa Própria em prol dos servidores da área da Segurança Pública e atualmente está envolvido na construção de 54 casas em Montenegro.

Texto: Patricia Meira Cardoso - MTE 6413 / Foto: Thaís Gonçalves

 

Centro Médico do Cisvale será inaugurado nesta sexta-feira, em Santa Cruz

 

Construído com recursos de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o novo prédio do Centro Regional de Especialidades Médicas do Cisvale será inaugurado nesta sexta-feira (6).  O ato está marcado para as 10h e deverá contar com a presença do governador José Ivo Sartori e autoridades.

A obra, que vai beneficiar mais de 340 mil habitantes de todos os 13 municípios integrantes do Cisvale, recebeu investimento da ordem de R$ 1,75 milhão de emenda de Schuch e contrapartida do consórcio. Localizado na Rua Ernesto Alves, ao lado da antiga Estação Férrea de Santa Cruz, contará com 879,3 metros quadrados de área construída, dois pavimentos com 10 consultórios médicos e odontológicos e capacidade para 500 consultas diárias e procedimentos médicos, reduzindo o tempo de espera para as consultas.

O deputado Heitor também destinou outros R$ 230 mil no Orçamento de 2017 para garantir a compra de equipamentos para o Centro Médico “Uma enorme satisfação poder entregar o prédio e contribuir para a melhoria das condições de saúde oferecidas à população da região”.

Cancelado Seminário do Leite do Parlasul

 

O deputado Heitor Schuhc lamentou o cancelamento do seminário do leite do Parlasul que estava programado para a próxima semana em Montevidéu. Solicitado pelo parlamentar, o evento seria um marco histórico para o setor: pela primeira vez, em 25 anos, o Parlamento do Mercosul iria discutir mais profundamente a comercialização de lácteos entre os países do bloco e as dificuldades enfrentadas pelos produtores brasileiros.

O seminário seria na terça-feira, dia 2, mas nesta terça-feira Schuch foi informado de que o mesmo não mais se realizaria, em fiunção de problemas na "organização". "Frustrou todas as nossas expectativas, após todo o trabalho para conseguirmos aprovar a realização do seminário, um debate importantíssimo para a cadeia leiteira", criticou Schuch.

Dirigentes e ldieranças sindicais do Rio Grande do Sul já estavam com programados para participarem do evento. Um ônibus com 53 agricultores organziiados pela Fetag partiria na segunda-feira em direção a Montevidéu. Palestrantes represetando as cooperativas e demais entidades também haviam confirmado presença. "Seria uma oportunidade importante para que as dificuldades enfrentadas pudessem ser debatidas num fórum de tamanha grandiosidade políticas", lamentou Schuch.

O foco central,  conforme Schuch, seriam as importações, especialmente do Uruguai, que prejudicam a concorrêcncia e afetam diretamente o RS. “Precisamos discutir a imposição de salvaguardas para os produtores nacionais, mesmo sendo um tema espinhoso para os demais países e também para a área econômica do governo brasileiro."

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação - Dep. Heitor Schuch

Cooperativas escolares lotam Plenário da Assembleia Legislativa e apontam desafios

 

Cerca de 300 pessoas entre estudantes, educadores,lideranças cooperativas e autoridades de 23 municípios lotaram o plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (28), para acompanhar o Grande Expediente em homenagem as 102 cooperativas escolares presentes em 43 cidades gaúchas. A homenagem foi alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 7 de julho.

Em constante evolução, as cooperativas escolares enfrentam o desafio ampliar o tempo disponível dos professores para a orientação dos alunos em atividades e projetos no contra turno. De acordo com o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, essa demanda tem sido constantemente reforçada junto ao Estado e a municípios. “O que acontece hoje é que os professores não tem horas livres suficientes para orientar os alunos, solicitamos ao menos quatro horas semanais para que esse trabalho pedagógico continue a ser impulsionado."

Autor da proposta do Grande Expediente, em seu discurso o deputado Elton Weber (PSB) solicitou aos secretários municiais de educação presentes e ao secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, que viabilizem o pleito. “Seria um esforço pequeno do poder público perto dos frutos dessas iniciativas para a sociedade gaúcha”. Segundo a professora e assessora de Formação Cooperativista de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa, o acompanhamento é fundamental, considerando que os jovens têm entre 10 e 17 anos de idade. 

São jovens como Lais Kunrath, presidente da Cooperativa Escolar Bom Pastor, de Nova Petrópolis. Aos 16 anos, ela fala com entusiasmo sobre a perspectivas que se abriram a partir desta experiência. “Ele nos traz muitos valores humanos, que nos remetem ao próximo e não só ao individualismo.” Para o presidente da Cooperativa Escolar Ecologia, Cultura e Arte (ECCUART), Thales Brune, a vida em grupo facilita a evolução dos cidadãos.

Atualmente, há no país um movimento para que o cooperativismo vire disciplina do currículo das escolas brasileiras. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergilio Perius, entende que o modelo é ultrapassado e que a gestão cooperativa tem de ser trabalhada de forma pedagógica em todas as disciplinas escolares, da matemática à educação física. 

O ato foi encerrado com o coral formado pelos estudantes Sofia Schaefer, Ian Gabriel de Souza, Claiver da Silva e Camliy de Souza, que apresentaram a Canção do Cooperativismo.

 

Participaram do ato:

 

Presidente do Sistema OCERGS SESCOOP/RS: Vergílio Frederico Perius 

Diretor do Ramo Educacional da OCERGS: Valdir Bernardo Feller 

Secretário Estadual de Educação: Ronald Krummenauer 

Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo: Tarcísio Minetto 

Presidente Cooperativa Escolar Bom Pastor: Laís Flach Kunrath

Presidente Cooperativa Escolar Ecologia, Cultura e Arte – ECCUART - Thales Brune

Presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis: Mário José Konzen

Presidente da Federação das Cooperativas Escolares do Brasil: Sara Kathieli de Freitas

Secretário-geral da Fetag, Pedrinho Signor

Deputado federal Heitor Schuch 

Deputado federal José Stédile 

Secretários Municipal de Educação de Teutônia: Paulo Brust

Secretários Municipal de Educação de Estrela: Marcelo Mallmann

Em apartes, manifestaram-se as deputadas e deputados Adolfo Britto (PP), Liziane Bayer (PSB), Gabriel Souza (MDB), Lucas Redecker (PSDB), Any Ortiz (PPS), Ronaldo Santini (PTB) e Luiz Fernando Mainardi (PT). Também esteve presente o deputado Catarina Paladini (PSB)

Texto: Patrícia Meira

 

Mais de PSB nos Parlamentos

Produção, desenvolvimento e manutenção: