Warning: Illegal string offset 'mime' in /home/psbrs/public_html/v3/libraries/joomla/document/html/renderer/head.php on line 155

Warning: Illegal string offset 'mime' in /home/psbrs/public_html/v3/libraries/joomla/document/html/renderer/head.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'defer' in /home/psbrs/public_html/v3/libraries/joomla/document/html/renderer/head.php on line 159

Warning: Illegal string offset 'async' in /home/psbrs/public_html/v3/libraries/joomla/document/html/renderer/head.php on line 163
PSB nos Parlamentos
Sábado, 24 de  junho de 2017
Frencoop, governo e entidades começam a discutir minuta do projeto de reformulação do Fundoleite

A Frencoop/RS se reuniu nesta quarta-feira (21) para tratar de assuntos do setor cooperativo relativos a tributação e para analisar o projeto de reformulação do Fundo Estadual do Leite (Fundoleite) apresentado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs) na semana passada.  Segundo o presidente da Frencoop-RS, deputado Elton Weber (PSB) na próxima semana a Frente senta com o secretário da Agricultura Ernani Polo e entidades envolvidaw para discutir a minuta do projeto do Executivo que será enviado à Assembleia Legislativa. 

Erva-mate em pauta no Congresso Nacional

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou o pedido do deputado Heitor Shuch para realização de uma audiência pública sobre cultivo, usos e benefícios da erva-mate. O encontro deve ser marcado para a primeira semana de julho, quando estará aocntecendo em Brasília a Expotchê, com a participação de representantes do setor produtivo de erva-mate do Rio Grande do Sul. "A ideia é justamemnte aproveitar a presença dessas lideranças na Capital Federal para provocarmos um debate importante na Câmara, voltado ao incentivo do setor", explica Schuch.

 Na mesma ocasião será feito o lançamento da  Frente Nacional da Erva-Mate, que será presidida por Schuch. No Estado já existe uma frente similar, integrada por parlamentares gaúchos e coordenada pelo deputado Elton Weber.  "Precisamos ampliar a discussão sobre essa cultura a fim de sanar as dificuldades encontradas hoje pelo setor e incentivar o aumento do consumo e da produção", destaca Schuch.

 Conforme o parlamentar, estudos já revelaram as inúmeras propriedades benéficas da erva-mate à saúde humana, bem como a possibilidade de utilização da planta em diferentes produtos. "É necessário fortalecer e incentivar a pesquisa nacional a fim de identificar, desenvolver e criar novas variedades da erva-mate, identificando os vários sabores e aplicações dessa planta nativa".

 Deverão ser convidados para a audiência pública Ibramate, Ministério do Meio Ambiente, Emater-RS,  Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-mate do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, Frente Parlamentar da Erva-mate da Assembleia Legislativa gaúcha e a Escola Nacional do Chimarrão.

 

 

 

Deputado Catarina Paladini apoia os Free Shops nas cidades gaúchas de fronteira

O deputado Paladini participou de debate sobre a implantação dos Free Shops em cidades fronteiriças, no Brasil, no Congresso da União Nacional de Legisladores e Legislativos, em Foz do Iguaçu.

Weber defende que governos priorizem recuperação de municípios atingidos por temporais

Na presença de dezenas de prefeitos de municípios atingidos pelas enchentes provocadas pelas chuvas das últimas semanas, na Famurs, em Porto Alegre, o deputado estadual Elton Weber (PSB) defendeu que os governos priorizem o atendimento de medidas de socorro aos atingidos pela chuva como a homologação de um decreto coletivo de emergência, liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o repasse de 200 milhões para auxilio emergencial. Ele propôs que a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa atuem no sentido de garantir que isso ocorra, inclusive obstruindo votações em Plenário. “Todo o trabalho do parlamento tem de ser no sentido de pressionar para que a solução deste drama seja prioridade dos governos.”

 Segundo o deputado, a produção leiteira sofre com a destruição de pastagens, os danos se acumulam na produção de hortifrutigranjeiros e dados indicam que haverá recuo na área cultivada com trigo no Rio Grande do Sul. Levantamento atualizado ontem pela Famurs indicam que o prejuízo com os temporais chegam a R$ 339 milhões, quase o triplo do valor verificado no último dia 4, quando pesquisa da federação apontava perdas de R$ 117 milhões.

 O encontro na Famurs foi convocado para encaminhar demandas ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que passou parte da segunda-feira sobrevoando a região da Fronteira Oeste, muito atingida. No começo do mês, o governador José Ivo Sartori também recebeu uma lista com pleitos, entre os quais a homologação do decreto estadual de emergência e pagamento de atrasados da área de saúde para os municípios em situação de emergência, além de recuperação de estradas e cedência de maquinário. Nesta segunda-feira, 151 cidades permaneciam em situação de emergência.

 

 

Texto e foto: Patricia Meira

Stédile defende instalação de dispositivo que dá alerta de sono a motoristas

A Comissão de Viação e Transportes debateu, nesta quinta-feira (8), sobre o Projeto de Lei nº 4969/16, que inclui dispositivo de alerta de sono como obrigatório em veículos de carga e transporte de passageiro. A audiência pública foi solicitada pelos deputados socialistas José Stédile (RS) e Hugo Leal (RJ).

José Stédile é eleito vice-presidente do Parlasul para os próximos dois anos

O deputado federal José Stédile (PSB-RS) foi eleito, nesta terça-feira (6), vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o Parlasul. O grupo, composto por 37 parlamentares, entre deputados e senadores, tem como objetivo apreciar e emitir parecer a todas as matérias de interesse do Mercosul que sejam submetidas ao Congresso Nacional. 

Mais de PSB nos Parlamentos

Produção, desenvolvimento e manutenção: