Quarta-feira, 21 de  novembro de 2018

Mulheres Socialistas

Políticas públicas são fundamentais para o combate à violência e a redução da desigualdade de gênero

Escrito por
Políticas públicas são fundamentais para o combate à violência e a redução da desigualdade de gênero

Durante encontro das Mulheres Socialistas, ocorrido no último final de semana, dias 21 e 22 de novembro, no City Hotel, em Porto Alegre, Lívia Souza, da ONG Themis, apresentou o painel “Perspectivas e avanços nas políticas públicas para as mulheres”, onde lamentou o fato de as políticas para mulheres serem colocadas em segundo plano pelos governos.  “Em qualquer momento de crise, as políticas sociais são sempre as primeiras a serem cortadas”, lamentou. Conforme Lívia, a estrutura para atender mulheres vítimas de violência ainda é muito falha. “A mulher chega fragilizada ao poder público e não conta com uma rede capacitada para atendê-la, sofrendo mais uma violência”, afirmou. A militante feminista destacou que todas as mulheres já sofreram algum tipo de violência, já que ela não é apenas física: é a discriminação no local de trabalho, uma ‘cantada’ na rua, uma ofensa do marido ou namorado.

Protagonismo feminino é tema de debate das Mulheres Socialistas

Escrito por
Protagonismo feminino é tema de debate das Mulheres Socialistas

Com a participação de mais de 200 militantes, Porto Alegre foi sede da segunda edição de 2015 do Encontro Estadual de Mulheres do PSB, no último final de semana. O evento teve uma programação ampla e diversificada, debatendo desde os avanços nas políticas públicas para as mulheres até os temas a serem priorizados pelas candidaturas femininas nas eleições do próximo ano. Momentos de cultura e qualificação pessoal, como oficina de turbantes e palestra sobre liderança coaching, também marcaram a iniciativa. Em todas as atividades e manifestações ao longo dos dois dias de evento, ficou claro o desafio das mulheres: é preciso consolidar seu papel de líder, fazendo com que a sociedade reconheça seu protagonismo.

Socialistas são empossadas no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres

Escrito por
Socialistas são empossadas no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres

“Precisamos manter as conquistas, avançar nos programas voltados à igualdade de gênero e resgatar as ações que garantam a melhoria de vida para as mulheres gaúchas”. Esses são os principais desafios apontados pela socialista Beatriz Consuelo Martins (Bia), eleita secretária-geral do Conselho  Estadual dos Direitos das Mulheres. A eleição para a presidência e para a diretoria ocorreu na última quinta-feira (30/04), na Assembleia Legislativa.

Mulheres Socialistas realizam encontro estadual no próximo final de semana

Escrito por
Mulheres Socialistas realizam encontro estadual no próximo final de semana

A Secretaria de Mulheres do PSB/RS realizará encontro estadual nos dias 21 e 22 de novembro, em Porto Alegre. No primeiro dia, a atividade terá como foco os desafios e avanços obtidos nas políticas públicas destinadas às mulheres. Já no domingo, os debates terão como tema as eleições de 2016. Com realização no City Hotel, no centro da capital, os encontros reunirão pré-candidatas do PSB a prefeitas, vice-prefeitas e a vereadoras, além de lideranças femininas do PSB de todo o Rio Grande do Sul


A secretária do movimento, Maria Luiza Loose (Malu), adianta que os dois dias de encontro terão uma metodologia atrativa e enriquecedora, com caráter de formação política. “Teremos debates, mesa redonda, oficinas, palestras. A organização do movimento das mulheres nos municípios e a conjuntura política nacional e estadual também serão tratadas. Lugar de mulher socialista é no nosso encontro estadual”, convocou.

Confira a programação dos dois dias de atividades: 

Local: City Hotel – Rua José Montaury, 20 – Centro – Porto Alegre/RS

Dia 21/11 das 13h às 20h

Dia 22/11 das 09h às 12h

 

21/11 (sábado)

 

13h: Credenciamento

13h30min: Abertura

14h30min: Painel - Perspectivas e avanços nas políticas públicas para as mulheres

16h: Coffee break

16h30min: Liderança Coaching

17h30min: Mesa redonda - As mulheres e suas diversidades (mulheres socialistas nos demais movimentos do PSB – Negritude, Juventude, Sindicalismo, Movimento Popular e LGBT)

18h30min: Trabalho em grupo

19h15min: Apresentação em Plenário

20h: Jantar de Confraternização

 

22/11 (domingo)

 

09h: Oficina turbantes

10h: Mulheres nos Espaços de Poder e Eleição 2016

12h: Encerramento

12h30min: Almoço 

 

Arte: Daniela Miranda

Juventude socialista realiza encontro nacional de mulheres

Escrito por
Juventude socialista realiza encontro nacional de mulheres

Apesar do eleitorado feminino atingir 51,95% do total de pessoas que votam no país, as mulheres representam menos de 10% das legislaturas no Congresso Nacional. Para discutir propostas de superação deste cenário de pouca representatividade, a Juventude Socialista Brasileira (JSB) realiza, em parceria com as mulheres socialistas, o Encontro Nacional de Jovens Mulheres, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Brasília.


O encontro reunirá a presença das principais lideranças feministas do partido. Serão dois dias de debates sobre os temas A invisibilidade das mulheres na Politica Brasileira: Quem nos representa?; Ensino e Gênero: A luta por uma educação emancipadora e Políticas públicas para mulheres, além de mesas de trabalho sobre saúde, combate à violência e ao racismo, geração de renda, educação e sexualidade.

De acordo com a Juventude Socialista, a reduzida participação das mulheres se reproduz também nos demais espaços de decisão política, inclusive nos movimentos sociais. O objetivo do encontro será fortalecer o canal de diálogo entre a JSB e o segmento de mulheres do PSB, debater pautas prioritárias de gênero, organizar a militância feminina da juventude socialista e promover a qualificação de mulheres jovens para as disputas eleitorais.

Confira a prévia da programação:

 

Sábado, 31 de outubro

 

11h - Abertura do Evento

14h - A invisibilidade das mulheres na Politica Brasileira: Quem nos representa?

16h - Ensino e Gênero: A luta por uma educação emancipadora

21h - Políticas públicas para mulheres

 

Domingo, 1º de Novembro

 

9h - Grupos de trabalho

1 - Saúde (prevenções, doenças, aborto)

2 - Combate a violência (doméstica, moral, simbólica, sexual)

3 – Geração de renda (mercado de trabalho, economia solidária)   

4 - Educação (institucional, popular, formação política)

5 – Combate ao racismo

6 – Sexualidade (homossexualidade, bissexualidade)

13h – Plenária Final: O que queremos e como faremos?

Plano de comunicação

Apresentação: resultado dos GTs

15h - Encerramento das atividades

 

Serviço

Encontro Nacional de Jovens Mulheres

Data: 31 de outubro e 1º de novembro

Local: Hotel Aracoara (Brasília-DF)

Socialista defende mais mulheres nos espaços legislativos em debate da CTB-RS

Escrito por
Socialista defende mais mulheres nos espaços legislativos em debate da CTB-RS

As mulheres representam mais da metade do eleitorado, mas apenas 10% do Congresso Nacional é composto por representantes do sexo feminino. Com base nesta realidade é que a Secretária de Mulheres Socialistas do PSB/RS, Maria Luiza Loose (Malu), avaliou a dimensão dos desafios das mulheres no país. Ela destacou a necessidade da busca permanente pelo aumento da participação das mulheres nos espaços de poder. "Somente a presença de mais mulheres nos espaços legislativos determinará o avanço nas políticas públicas e ampliará a luta pela igualdade. Precisamos de mulheres fazendo leis para as mulheres”, salientou. A reflexão ocorreu durante a abertura do 5° Encontro de Mulheres Trabalhadoras Urbanas e Rurais organizado pela seção gaúcha da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/RS), nesta quinta-feira (5), em Porto Alegre. A atividade ocorreu na sede da Fetag.

Mulheres Socialistas planejam atividades para o último trimestre de 2015

Escrito por
Mulheres Socialistas planejam atividades para o último trimestre de 2015

Concentrar esforços na participação da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de novembro, em Porto Alegre, e planejar o encontro estadual de Mulheres Socialistas. Essas foram as principais pautas abordadas durante reunião promovida pela Secretaria de Mulheres do PSB/RS, nessa terça-feira (6), na sede socialista.

Maria da Penha: Oito anos de luta contra violência de gênero

Escrito por

No RS, 360 pessoas foram assassinadas entre 2010 e 2013 no ambiente doméstico

A Lei Maria da Penha, sancionada há oito anos, é considerada um marco no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, violência esta que matou ao menos 360 pessoas de 2010 a 2013 no Rio Grande do Sul, segundo dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Mulheres são a maioria no quadro eleitoral do Estado para a eleição de 2014

Escrito por

Eleitorado gaúcho cresce 3,4% em quatro anos

O eleitorado gaúcho foi incrementado com 279.797 novos votantes para as eleições de 2014 com relação ao último pleito presidencial, disputado quatro anos atrás. O dado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira. Ao todo, 142.822.046 eleitores estarão aptos a votar em 5 de outubro no país.

Falta de mulheres na política agrava desigualdade de gênero no Brasil, diz Pnud

Escrito por

A baixa representação das mulheres na política agrava a desigualdade de gênero no Brasil. A avaliação consta do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2014, divulgado na quinta-feira (24/07) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Produção, desenvolvimento e manutenção: