Quarta-feira, 21 de  novembro de 2018

Mulheres Socialistas

Mandatos socialistas devem garantir efetivação de políticas públicas para mulheres

Escrito por
Mandatos socialistas devem garantir efetivação de políticas públicas para mulheres

O desafio das mulheres socialistas é fazer com que os espaços de poder ocupados por mandatos ou indicações sejam instrumentos de efetivação de políticas públicas para as mulheres. Este foi o tema central do debate ocorrido na sexta-feira (09/12), durante Seminário Eleições 2016 –Resultados e Perspectivas, realizado pela Secretaria de Mulheres do PSB/RS, na sede estadual da sigla, em Porto Alegre. Na abertura do encontro, a  secretária Maria Luiza Loose (Malu), comemorou os resultados obtidos pelas mulheres e destacou que “o pleito não é feito por uma só pessoa. É um conjunto de forças, de combativas companheiras. É a união de todos os esforços e lutas que nos fazem conquistar os espaços na política que ainda é muito machista. É com trabalho coletivo que vamos avançar mais,” avaliou a socialista ao defender que as políticas para as mulheres precisam ser feitas também por mulheres. “Hoje temos muitas políticas específicas que são feitas por homens”. 

Mulheres Socialistas realizam Seminário no próximo dia 09/12

Escrito por
Mulheres Socialistas realizam Seminário no próximo dia 09/12

A Secretaria de Mulheres Socialistas realizará no dia 9 de dezembro um encontro para debater os resultados eleitorais da sigla no RS. O Seminário Eleições 2016-Resultados e Perspectivas ocorrerá na Sede Estadual do PSB/RS, da 18h às 21h, e terá como tema central as eleições municipais e os resultados do partido no RS e no Brasil, bem como as perspectivas do movimento com os mandatos conquistados.

Secretaria de Mulheres indica socialistas ao prêmio Mulher Cidadã 2017

Escrito por
Secretaria de Mulheres indica socialistas ao prêmio Mulher Cidadã 2017

A Secretaria de Mulheres do PSB/RS, em reunião da executiva ocorrida na quinta-feira (24/11), indicou os nomes de duas socialistas para o Prêmio Mulher Cidadã 2017. A honraria é concedida anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado em referência ao Dia Internacional da Mulher. As indicadas serão a prefeita reeleita de Cristal, Fábia Richter, e a ex-presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Anabel Lorenzi. “São duas lideranças consolidadas que desempenham muito bem seus papéis, sempre promovendo o necessário recorte de gênero”, destacou a secretária do movimento, Maria Luiza Loose (Malu).


Reeleita com 2.830 votos, Fábia será indicada na categoria Atividades comunitárias em prol da mulher. “Ser mulher é bem difícil, ainda mais na política que é um ambiente dominado predominantemente por homens. Ser reconhecida pelo PSB pelas ações que realizados pela valorização e promoção das mulheres já é um prêmio bastante significativo”, comemorou a socialista que também é coordenadora do grupo de trabalho de mulheres da Famurs (Federação das Associações de Municípios no Rio Grande do Sul).  Durante o seu primeiro mandato, a prefeita liderou a construção de uma creche ― que não existia na cidade ― e criou um centro social que deu origem a uma cooperativa de costureiras. “Temos realizados algumas ações no município visando à geração de emprego e renda às mulheres, que são a mola propulsora do desenvolvimento da sociedade”, disse, lembrando o projeto realizado em parceria com uma concessionária de rodovias em que as costureiras aproveitaram banners da empresa para confeccionar estojos para alunos de escolas municipais.

Ex-presidente da Câmara de vereadores de Gravataí, Anabel Lorenzi será indicada pelo incentivo à participação da mulher na política. “A indicação é um reconhecimento pelo trabalho efetuado e pela caminhada que sempre realizamos pelos direitos e garantias das mulheres em todas as áreas da sociedade. Fico muito feliz e honrada”, disse ela, que também é Integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB nacional. “Seguiremos lutando pela maior participação da mulher na política e em todos os espaços de poder”, conclui a presidente do PSB/Gravataí. Professora, Anabel foi vereadora entre os anos de 2005 e 2008, Coordenadora Regional de Educação (28° CREA) e Secretária de Mulheres do PSB/RS. Concorreu à prefeitura de Gravataí nas eleições de 2012 e 2016 e à deputada federal no pleito de 2014.

A socialista Mari Machado, secretária-geral do PSB/RS e Secretária especial do PSB nacional, recebeu a honraria em 2013 na categoria Promoção da participação política da mulher. Ela foi eleita vice-prefeita de Santana do Livramento neste ano. 

O prêmio 

O Troféu Mulher Cidadã é concedido anualmente pela Assembleia Legislativa a personalidades femininas que se distinguem em sua atuação na sociedade. A indicação dos nomes que concorrem à distinção é feita pelas bancadas partidárias do Legislativo e, após avaliação dos currículos em reunião de deputadas e representantes, os nomes são enviados para deliberação da Mesa.

 

Foto: divulgação PSB/RS

Hospital da Mulher do Recife torna-se referência na especialidade materno-infantil

Escrito por
Hospital da Mulher do Recife torna-se referência na especialidade materno-infantil

Com maternidade de alto risco e um centro de assistência ao parto normal humanizado, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) tornou-se referência na especialidade materno-infantil. Segundo dados da Prefeitura, foram realizados 1.134 partos (814 normais e 320 cesáreas) na unidade inaugurada há seis meses pelo prefeito socialista Geraldo Julio.


O  hospital passou a atender pacientes das três maternidades do município (Professor Barros Lima, Bandeira Filho e Arnaldo Marques), com um incremento de 40% na capacidade de realização de partos da rede pública de saúde do Recife.

As gestantes de alto risco têm acesso a equipamentos com tecnologia de ponta, como o cardiotocógrafo, que monitora o bebê desde a gestação, além de um centro de diagnóstico por imagem comparado aos grandes hospitais do país.

Para os partos cirúrgicos e procedimentos como histeroscopia cirúrgica (diagnóstico de patologias intrauterinas), a unidade conta com seis salas equipadas com filtros especiais para climatização adequada.

São 150 leitos, duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com 10 leitos para bebês e outra com 10 leitos para mulheres e duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), com 27 leitos, além de 16 consultórios especializados.

“O Hospital da Mulher é hoje o padrão de excelência e humanização que queremos para o atendimento a população do Recife no futuro”, afirma o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.  “O HMR nasceu da necessidade da rede e da luta da mulher recifense pelo direito à saúde. Equipamentos de ponta aliados a uma equipe de profissionais qualificados, colocam o hospital como uma das unidades mais importantes do país”, declara.

O Centro de Parto Normal (CPN) presta assistência ao parto normal humanizado conforme as regras da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Há quartos com banheiras para parto dentro d’água e um ambiente estruturado para que a gestante evolua no seu trabalho de parto acompanhada de profissionais e familiares.

As mães que recebem alta, mas têm seus bebês internados, são acolhidas na “Casa das Mães”, uma hospedaria com 20 leitos. O objetivo é que elas mantenham vínculo com o bebê até que eles sejam recuperados. Além disso, o hospital conta ainda um cartório próprio para registro dos bebês.  

 

com informações da Prefeitura do Recife

Mulheres Socialistas comemoram crescimento eleitoral e projetam Seminário de avaliação

Escrito por
Mulheres Socialistas comemoram crescimento eleitoral e projetam Seminário de avaliação

A Secretaria de Mulheres do PSB/RS comemorou o aumento no número de socialistas eleitas no pleito de outubro, em comparação com as eleições municipais de 2012. Essa foi a pauta da reunião-almoço ocorrida na quinta-feira (10/11), na sede da sigla, em Porto Alegre. A organização de um Seminário Estadual para analisar os resultados e projetar os desafios das socialistas eleitas também foi decidido no encontro.

Prefeitas eleitas do PSB/RS falam dos desafios da igualdade de gênero também na política

Escrito por
Prefeitas eleitas do PSB/RS falam dos desafios da igualdade de gênero também na política

O PSB gaúcho reelegeu duas prefeitas e elegeu mais duas no pleito municipal de 2016. Esse resultado eleitoral também é fruto do incentivo constante e apoio irrestrito da Direção Estadual do partido na luta das mulheres por mais espaços de poder. O empoderamento feminino, a busca pela igualdade de oportunidades e a liberdade são bandeiras defendidas sistematicamente pelas lideranças do PSB no RS e no Brasil, seja nas instâncias partidárias como nos poderes executivo e legislativo.

PSB/RS amplia número de mulheres eleitas e reafirma compromissos pelo protagonismo feminino

Escrito por
PSB/RS amplia número de mulheres eleitas e reafirma compromissos pelo protagonismo feminino

O trabalho constante realizado pelo PSB/RS através da formação política e do estímulo às candidaturas femininas refletiu-se nas urnas nas eleições municipais deste ano. Historicamente defendendo a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a implantação de políticas públicas específicas para a promoção, valorização e inclusão das mulheres, a sigla ampliou o número de socialistas eleitas, em comparação com 2012.

Mulheres Socialistas projetam crescimento eleitoral

Escrito por
Mulheres Socialistas projetam crescimento eleitoral

A Secretaria de Mulheres do PSB/RS esteve reunida na segunda-feira (15/08) para finalizar o planejamento visando as eleições de outubro. Com o dobro de candidaturas às prefeituras, em comparação com 2012, as socialistas planejam disputar o pleito com oito candidatas ao executivo, além de dez postulantes à vice-prefeituras


Conforme a secretária do movimento, Maria Luiza Loose (Malu), as eleições municipais deverão refletir o trabalho do PSB/RS para estimular a participação das mulheres na política, através da formação política permanente e do estímulo às candidaturas femininas. “O crescimento do PSB em todo o Estado tem a presença e a marca das mulheres”, destacou, projetando, ainda, um avanço eleitoral importante neste ano. “Em 2012 disputamos as eleições com quatro candidatas à prefeita e três delas foram vencedoras. Neste ano a expectativa é ainda maior. A conquista dos espaços de poder e a efetivação das políticas públicas destinadas às mulheres continuarão sendo nosso foco”, disse.

Até o momento, o PSB/RS disputará as eleições municipais com oito candidatas à prefeita. Sendo elas: Cristal (Fábia Richter, candidata à reeleição); Estrela Velha (Cecília Ceolin); General Câmara (Alexandrina Hamed); Gravataí (Anabel Lorenzi); Itaara (Bianca Bubols); Santa Cecília do Sul (Jusene Peruzzo, candidata à reeleição); São José do Norte (Fabiany Zogbi – Fá) e Vale Verde (Maria Helena).

A reunião ocorreu na sede do PSB/RS, em Porto Alegre.

 

Texto e foto: Saul Teixeira

Novo Hospital da Mulher do Recife realiza 30 mil procedimentos nos primeios três meses

Escrito por
Novo Hospital da Mulher do Recife realiza 30 mil procedimentos nos primeios três meses

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) completou três meses de funcionamento na última quarta-feira (10). Neste período, foi cumprida a meta estabelecida pelo governo de reduzir as filas de espera de mulheres e  mais de 30 mil procedimentos foram realizados, entre eles, quase 5 mil consultas e mais de 23 mil exames laboratoriais.


Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a prefeitura já estava conseguindo diminuir essa demanda com a criação da Secretaria Executiva de Regulação. Mas com o HMR esse objetivo foi alcançado.

O hospital possui um moderno serviço de imagem e já contabiliza mais de 800 exames de alta complexidade, como tomografias, ressonâncias magnéticas e densitometrias, além de 9.218 ultrassonografias. "Os números são expressivos. Para além da quantidade, buscamos também a qualidade do serviço", ressalta a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

O local é ainda referência na especialidade materno-infantil. A unidade possui um Centro de Parto Normal, que prioriza o parto humanizado com o uso de equipamentos especiais. Já foram realizados mais de 400 partos, sendo 292 normais e 115 cesáreas.

com informações da Prefeitura do Recife

Mulheres Socialistas investem na qualificação para as eleições de outubro

Escrito por
Mulheres Socialistas investem na qualificação para as eleições de outubro

A executiva da Secretaria de Mulheres do PSB/RS esteve reunida na última segunda-feira (27) para avaliar as atividades do último período, com foco na qualificação das pré-candidatas dos movimentos às eleições de outubro. O presidente da sigla, Beto Albuquerque, prestigiou a reunião e parabenizou o trabalho realizado pelo movimento. O planejamento das atividades para o segundo semestre de 2016 também esteve em pauta.


Conduzido pela secretária do movimento, Maria Luiza Loose (Malu), a presença das socialistas gaúchas no III Encontro Nacional de Pré-candidatas a prefeitas – 2016, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres, nos dias 17 e 18 de junho, em São Paulo também foi repercutida. “Foi um momento muito enriquecedor. O PSB está de parabéns pela qualificação que vem oferecendo aos seus pré-candidatos e pré-candidatas”, destacou Malu. A comitiva de Mulheres do PSB/RS teve as presenças, ainda, da prefeita de Cristal, Fábia Richter, da secretária-geral da sigla e pré-candidata à vice-prefeita de Livramento, Mari Machado, além da secretária-geral do movimento Beatriz Consuelo Martins (Bia) e da secretária-especial Anabel Lorenzi.

Segundo o presidente Beto Albuquerque, as mulheres socialistas podem contar com o PSB no desafio histórico, e sempre renovado, pela defesa da igualdade de gênero e pela busca dos espaços de poder. “Precisamos mobilizar lideranças femininas em todo o Estado para que o PSB tenha um conjunto de mulheres que possam representar o projeto do partido concorrendo a vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas”, salientou.

As socialistas também planejaram a atuação no curso de qualificação para pré-candidatos dos movimentos, no próximo final de semana, e repercutiram o I Congresso de Mulheres, promovido pela Famurs na última semana. Na ocasião, o PSB/RS assinou um protocolo de intenções para potencializar a participação das mulheres na política (leia mais AQUI).

A reunião ocorreu na sede do PSB/RS, em Porto Alegre.

 

Foto: Fernando Müller

Texto: Saul Teixeira

Produção, desenvolvimento e manutenção: