Sexta-feira, 28 de  julho de 2017

Mulheres Socialistas

Socialista é eleita procuradora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara

Escrito por
Socialista é eleita procuradora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara

A deputada Luana Costa (PSB-MA) foi eleita, na última quarta-feira (29), primeira-procuradora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara. A socialista recebeu 34 votos e exercerá o mandato pelos próximos dois anos.


Luana comemorou a eleição e disse que contribuirá para as conquistas das mulheres. “Estou muito feliz e orgulhosa de receber essa missão e espero contribuir para as conquistas das mulheres do país, pois a Procuradoria tem o papel de fiscalizar o cumprimento e respeito aos direitos e conquistas das mulheres”, afirmou.

A socialista destacou ainda que vai lutar pela igualdade de direitos e oportunidades. “Estamos muito unidas não só para que haja a participação de mulheres nos espaços de poder e nas tomadas de decisões, mas que esses espaços sirvam para resguardar o direito daquelas que não estão sendo ouvidas”, enfatizou.

Criada em julho de 2013, a Secretaria da Mulher tem o objetivo de zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara, inclusive nas reuniões do Colégio de Líderes. Além disso, a Secretaria fiscaliza e acompanha programas do Governo Federal voltados para o público feminino, recebe denúncias de discriminação e violência contra a mulher e coopera com instituições nacionais e internacionais na promoção dos direitos das mulheres. Reuniões mensais são realizadas, de forma ordinária e extraordinária, sempre que uma parlamentar solicita que a bancada, composta por 45 deputadas, delibere sobre determinado assunto.

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Liderança do PSB na Câmara dos Deputados

Lideranças do PSB/RS visitam a presidente da ALRS e avaliam cenários para 2018

Lideranças do PSB/RS visitam a presidente da ALRS e avaliam cenários para 2018

Uma comitiva do PSB/RS, liderada pelo presidente estadual da sigla, Beto Albuquerque, visitou na manhã desta quarta-feira (29/03) a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Liziane Bayer. Ela é a primeira mulher do PSB a ocupar o mais alto posto do parlamento gaúcho. Beto, que também é vice-presidente nacional do PSB, enalteceu o fato histórico para os socialistas e reafirmou o compromisso do Partido Socialista Brasileiro com o protagonismo feminino na política. Presentes na comitiva, integrantes do Executivo Estadual, deputados, prefeitos e vereadores da região Metropolitana e dirigentes estaduais aproveitaram a oportunidade para avaliar a participação e a relação do PSB com o Governo e as possibilidades do partido para 2018.

Liziane Bayer assume a presidência interina da Assembleia Legislativa

Escrito por
Liziane Bayer assume a presidência interina da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa gaúcha volta a ser comandada, pela segunda vez, por uma mulher. A deputada Liziane Bayer (PSB), que é a 1ª vice-presidente do parlamento, assume o Legislativo nesta semana no período da licença-paternidade do presidente, deputado Edegar Pretto, que retoma o posto no dia 1º de abril.

PSB de Venâncio Aires institui secretaria de Mulheres Socialistas

Escrito por
PSB de Venâncio Aires institui secretaria de Mulheres Socialistas

O Partido Socialista Brasileiro de Venâncio Aires institui a secretaria de Mulheres Socialista, em atividade ocorrida na Câmara de Vereadores do município. O encontro, que contou com a presença do prefeito Giovane Wickert (PSB), foi marcado pela palestra da Secretária de Mulheres do PSB/RS, Maria Luiza Loose que destacou a importância do papel da mulher no cenário político atual do Brasil. “Com Venâncio Aires já temos 32 secretarias de Mulheres Socialistas em todo o Estado”, comemorou Malu, lembrando que a expansão das secretarias é uma das prioridades da atuação gestão.

Prefeita Fábia Richter (PSB) recebe o Troféu Mulher Cidadã 2017

Escrito por
Prefeita Fábia Richter (PSB) recebe o Troféu Mulher Cidadã 2017

A prefeita de Cristal, Fábia Richter (PSB), foi agraciada nesta quarta-feira (08/03) com o Troféu Mulher Cidadã 2017, honraria concedida pela Assembleia Legislativa. A sessão solene em homenagem ao dia Internacional da Mulher foi presidida pela vice-presidente do parlamento gaúcho, deputada Liziane Bayer (PSB), que entregou o prêmio à prefeita socialista. “O prêmio é uma forma de reconhecimento e incentivo. Reconhece nosso esforço, nosso trabalho e nossa luta pela mulher e pela efetivação dos nossos direitos. Como enfermeira, cuidar da saúde das mulheres é a minha grande tarefa”, destacou Fábia, que recebeu a distinção na categoria Saúde da Mulher. Fábia é enfermeira, especializada em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gestão Pública e Gestão Hospitalar, com MBA em Gestão de Pessoas.

Prefeita Socialista será agraciada com o Troféu Mulher Cidadã 2017

Escrito por
Prefeita Socialista será agraciada com o Troféu Mulher Cidadã 2017

A prefeita de Cristal, Fábia Richter (PSB), será agraciada com o Troféu Mulher Cidadão 2017 na próxima quarta-feira (08/03), na Assembleia Legislativa. A socialista receberá a distinção na categoria Saúde da Mulher. Fábia é enfermeira, especializada em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gestão Pública e Gestão Hospitalar, com MBA em Gestão de Pessoas. “O prêmio é uma forma de reconhecimento e incentivo. Reconhece nosso esforço, nosso trabalho e nossa luta pela mulher e pela efetivação dos nossos direitos. Como enfermeira, cuidar da saúde das mulheres é a minha grande tarefa”, destacou Fábia. 

Socialista será a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação dos Municípios do Nordeste-RS

Escrito por
Socialista será a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação dos Municípios do Nordeste-RS

A prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Peruzzo (PSB), foi eleita vice-presidente Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) para o ano de 2017 em eleição realizada na última sexta-feira (17/02). Conforme acordo com a mesa diretora da entidade, a socialista assumirá a presidência da entidade em 2018. “É uma honra fazer parte da associação que trabalha pela qualidade de vida da população do nordeste do Estado. Em 55 anos de associação, eu serei a primeira mulher a chegar à presidência”, comemorou.


A eleição ocorreu na sede da Amunor localizada em Sananduva,. Segundo Jusene, o papel da Amunor é desenvolver ações conjuntas em busca do crescimento econômico e social da região. “A ligação asfáltica entre os nossos municípios, como ocorreu entre Santa Cecília do Sul e Tapejara, por exemplo, é um dos nossos objetivos”, citou. Em 2017 o prefeito eleito da entidade é Jacir Miorando, do município de Água Santa. 

Jusene foi reeleita prefeita de Santa Cecília do Sul em 2016 e tem o mandato marcado pelo olhar diferenciado para as questões sociais, com foco na qualificação dos serviços públicos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Ao citar a tradição do PSB em matéria de gestão pública em todo o país, a socialista disse estar preparada para seguir honrando o status também à frente da entidade. “O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, foi reeleito em 2016 com 77,22% da votação válida. No nosso caso, em Santa Cecília, aumentamos em 8% a votação em relação ao pleito de 2012. São exemplos do trabalho diferenciado que o PSB desenvolve em todo o Estado”, completou a socialista que obteve 1.059 votos, com 66,81% da votação válida.

Jusene salientou também que as bandeiras historicamente defendidas pelo PSB através da Secretaria de Mulheres Socialistas serão representadas em seus mandatos na prefeitura e na diretoria da Amunor. “As mulheres estão preparadas. Nós podemos e devemos trabalhar para ocupar todo e qualquer espaço de poder”, falou, defendendo, ainda, o empoderamento feminino e a busca pela igualdade de oportunidades. Além de Jusene, o PSB reelegeu a prefeita de Cristal Fábia Richter e elegeu a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi e a chefe do executivo de Estrela Velha, Cecíla Ceolin, além de 50 vereadoras em todo o Rio Grande do Sul.

A Associação dos Municípios do Nordeste Riograndese (Amunor) foi fundada em 16 de abril de 1962 e congrega 18 municípios. Além de Santa Cecília do Sul, integram a entidade: Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro.

 

Foto: Divulgação PSB/RS

Vereadora Socialista sugere ações à Secretaria de Educação de Lagoa Vermelha

Escrito por
Vereadora Socialista sugere ações à Secretaria de Educação de Lagoa Vermelha

Vereadora sugeriu introduzir na grade curricular as questões de sexualidade, drogadição, autoconhecimento e valores

Preocupada com a questão da drogadição e sexualidade em Lagoa Vermelha, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) visitou na segunda-feira (20/02), a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Dilma Montemezzo. Na ocasião a parlamentar socialista sugeriu introduzir na grade curricular, dentro dos temas transversais, as questões de sexualidade, drogadição, autoconhecimento e valores.


Conforme sugestão da vereadora, é possível criar um equipe voltante específica e permanente, formada por profissionais da saúde, como enfermeiros, psicólogos, pedagogos, capacitados para tal proposta, que vão às escolas levar essas orientações aos alunos e também supervisionar, orientar e capacitar professores para as abordagens. “Penso que essa discussão tem que iniciar brevemente para que esse objetivo possa se tornar realidade nos próximos meses. As secretarias de educação e saúde podem planejar discussões para criação dessa equipe voltante. Acredito que mudanças poderão ocorrer se começarmos a agir na pré-escola e desenvolver um trabalho permanente. Só assim poderemos mudar os dados e o quadro da gravidez na adolescência, AIDS e drogadição”, explicou a vereadora.

A secretária Dilma Montemezzo recebeu positivamente a ideia e assinalou a marcação de uma próxima reunião com o prefeito e o secretário municipal da Saúde.

 

Com informações de Letícia Marchiori Teixeira

Socialista é a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara em Três Palmeiras

Escrito por
Socialista é a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara em Três Palmeiras

A vereadora do PSB Elissandra Graciela Berlet foi eleita presidente da Câmara de Vereadores de Três Palmeiras no início desta legislatura. A socialista é a primeira mulher a assumir a função e tem marcado o início do trabalho pelo diálogo e bom relacionamento com o poder executivo para a realização de pautas afins. “Tanto a Câmara de Vereadores como o poder executivo devem trabalhar com um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento e crescimento do município” afirmou.

PSB oficializa candidatura de Anabel Lorenzi à prefeitura de Gravataí

Escrito por
PSB oficializa candidatura de Anabel Lorenzi à prefeitura de Gravataí

Durante Congresso Municipal, o Partido Socialista Brasileiro oficializou, neste sábado (04/02), a candidatura de Anabel Lorenzi para disputar as eleições suplementares de Gravataí, que ocorrerá dia 12 de março. Também foi definida a formação da aliança “Unidos para mudar”, que será composta por nove siglas e terá como prioridade a qualificação dos serviços públicos, principalmente nas áreas da saúde, segurança, infraestrutura e educação. A atividade foi prestigiada por lideranças socialistas, com destaque para o presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, e pelo prefeito de Cachoeirinha Miki Breier. “Gravataí é a terceira economia do Estado, mas os serviços públicos oferecidos à população não são condizentes com a riqueza aqui produzida. Trabalharemos para corrigir esse desequilíbrio histórico e devolver à cidade para as pessoas”, adiantou a candidata a prefeita Anabel.



Pagina 1 de 10

Produção, desenvolvimento e manutenção: