Sábado, 23 de  fevereiro de 2019

Governo do Estado busca experiência de saneamento na Bahia

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 33

 

A perfuração de poços artesianos em comunidades que não contam com o abastecimento da Corsan está entre as funções da secretaria estadual de Obras e Habitação. O deputado federal José Stédile, que assumirá a titularidade da pasta em fevereiro, esteve no Nordeste, nesta semana, conhecendo o trabalho da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). O órgão é ligado à secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.

A experiência servirá como um dos modelos da SOP para a qualificação dos serviços no Rio Grande do Sul. “A Cerb é referência nacional na perfuração de poços artesianos. Essa troca de experiências é fundamental para abrirmos os horizontes e buscarmos novas alternativas para qualificar a nossa prestação de serviços”, disse Stédile, que foi recebido na quinta-feira (24) pelo diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Cerb, Gilvan dos Santos Lima.

Mesmo com a migração das funções de Saneamento para a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, a perfuração dos poços seguirá sendo incumbência da SOP. A confirmação foi do governador Eduardo Leite, durante reunião com o atual secretário Rogério Salazar e com Stédile no dia 17 de janeiro.

Nos últimos quatro anos foram perfurados 437 poços artesianos em 159 municípios do Estado. “Água é dignidade. A perfuração dos poços artesianos é fundamental para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. A maioria dos poços atende às necessidades dos pequenos agricultores no interior”, disse Salazar.

 

Texto: Saul Teixeira/ Ascom SOP

Foto: Jean Maidana/Ascom- SOP

Secretaria de Obras recebe orientações do TCE/RS para otimizar a gestão

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 64

O  presidente estadual do PSB, deputado federal José Stédile, que assumirá a titularidade da secretaria de Obras e Habitação em fevereiro, cumpriu agenda no Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). No encontro, liderado pelo presidente Iradir Pietroski, foram repassadas informações e orientações para auxiliar na gestão da pasta. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (21), em Porto Alegre.

Num segundo momento um grupo de técnicos do TCE/RS ampliou as orientações, com base na gestão da SOP nos últimos cinco anos, apresentando os apontamentos e o sistema que permite o acompanhamento processual. “É uma iniciativa extremamente positiva. As informações facilitam a gestão e servem para orientarmos a equipe. Estamos nos preparando para o desafio de liderar a secretaria de Obras e Habitação”, destacou Stédile.

Também presente a diretora do Departamento de Obras Públicas da SOP, Roberta Campani, a diretora de Desenvolvimento Urbano, Letícia Gomes, e os assessores de gabinete Wagner Motta e Margane Inês Hickmann.

Texto- Saul Teixeira- Ascom-SOP

Foto Tiago Belinski

 

Franciane pede que governador vete bebidas nos estádios

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 68

 

A deputada estadual eleita Franciane Bayer se reuniu com o governador Eduardo Leite nesta terça-feira (15). Na ocasião ela entregou uma carta solicitando o veto do executivo ao projeto de lei 192/2018, que permite o retorno das bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. “Eu, enquanto cidadã e deputada eleita, reitero o meu posicionamento contrário, pedindo veto ao chefe do Executivo, da mesma forma que arregimento apoio pela permanência da lei 12.916/2008, que proíbe esse comércio em vista à redução da violência nos estádios. A sanção seria um retrocesso”, avalia.

No documento, Franciane lembra que a proibição em vigor há dez anos, foi precedida de uma grande discussão com a sociedade e contribuiu para a diminuição da violência nos estádios, acidentes de trânsito e permitiu a presença de mais famílias assistindo aos jogos.

Foto: Ariel Pedone

Desenvolvimento Rural deverá ser subsecretaria

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 65

Comitiva do PSB liderada pelo deputado federal Heitor Schuch recebeu sinalização positiva do secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, para que o Desenvolvimento Rural seja uma subsecretaria, mantendo os cinco atuais departamentos. A boa notícia para o setor foi dada na tarde desta segunda-feira (14), em reunião que contou ainda com a presença do coordenador da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa e vice-presidente estadual do PSB, Mário Bruck, do chefe de gabinete do deputado Heitor Schuch, Anselmo Piovesan, e de Lotário Vier, assessor do deputado estadual Elton Weber.

Comandada pelo PSB durante o último governo, a então Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo deverá ser mantida como subsecretaria, dando continuidade às atividades voltadas à agricultura familiar, desenvolvimento agrário, cooperativismo, infraestrutura rural e irrigação. A promoção do desenvolvimento rural através do fortalecimento das cadeias produtivas das economias de base familiar e cooperativa é uma das bandeiras dos socialistas, em especial dos mandatos dos deputados Heitor Schuch e Elton Weber.

Texto: Ana Luiza Godoy- AL/RS

Foto: Divulgação

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." data-hovercard-owner-id="24"> 

Mais notícias da Pauta Socialista

Produção, desenvolvimento e manutenção: