Sábado, 24 de  junho de 2017

Quem é progressista e quem é de direita

Imprimir
Escrito por Emir Sader - Carta Maior |  Categoria: Pensamento Socialista
 |  Acessos: 555

Os dois maiores eixos do poder no mundo de hoje são a hegemonia imperial norteamericana e o modelo neoliberal. A direita se articula em torno da liderança política e militar nortamericana e desenvolve, em nível nacional e internacional, políticas de livre comércio e de mercantilização de todas as sociedades.

Verdugos e vítimas

Imprimir
Escrito por Emir Sader - Carta Maior |  Categoria: Pensamento Socialista
 |  Acessos: 480

Instala-se finalmente esta semana a Comissão da Verdade, com uma excelente composição, que permitirá que cumpra plenamente com as funções que lhe foram atribuídas. Estas são, centralmente, a apuração das violações dos direitos humanos promovidas pelo Estado brasileiro apropriado pela ditadura militar para impor um regime de terror no país; e escrever a interpretação que o Estado democrático brasileiro tem daquele período.

Os caminhos tortuosos da democracia na América do Sul

Imprimir
Escrito por Roberto Amaral |  Categoria: Pensamento Socialista
 |  Acessos: 627

Publicado no site Carta Capital
Não é possível pensar o processo político latino-americano recente e os tradicionais pactos de classe que asseguram o atraso sem consultar a ibra de Guillermo Alberto O´Donnell, morto em 2011.
Em 2011 o Brasil perdeu um grande amigo, e a ciência política latino-americana, um dos seus mais originais pensadores: Guillermo Alberto O’Donnell. Trata-se de um humanista que sempre esteve à frente de seu tempo, abrindo sendas, revelando novos caminhos, antecipando fatos e contribuindo não só para a compreensão de nosso processo histórico,  como também fornecendo instrumentos  de intervenção. Nele, como em muitos poucos de seus contemporâneos, a teoria era a práxis da filosofia, porque a análise do mundo é apenas o primeiro passo para sua mudança.

Projeto nacional

Imprimir
Escrito por Ciro Gomes |  Categoria: Pensamento Socialista
 |  Acessos: 522
Publicado no site carta Capital
Vamos lá, pela contramão do pacto dominante em nosso país: não consigo imaginar como uma simples bodega do interior do Semiárido, uma roça no Centro-Oeste, um banco da Avenida Paulista ou uma fábrica em Manaus possam ser administrados exitosamente sem um planejamento que estabeleça objetivos de curto a longo prazos, que identifique oportunidades e ameaças, que se permita avaliar e confirmar, ou mudar rumos, que reconheça cenários externos influentes, enfim.

O golpe no Brasil e a doutrina de segurança nacional

Imprimir
Escrito por Emir Sader - Carta Maior |  Categoria: Pensamento Socialista
 |  Acessos: 560

O golpe e a ditadura militar no Brasil foram aplicação direta da Doutrina de Segurança Nacional. Esta foi a doutrina elaborada pelos EUA e que comandou suas ações durante a guerra fria.

Seu conteúdo totalitário vem das concepções positivistas, que buscam transferir modelos da biologia para as sociedades contemporâneas. O modelo de funcionamento de um corpo humano saudável daria o critério para o funcionamento harmônico das sociedades, com seu critério finalista, em que cada parte contribui para o bom funcionamento do todo. Como consequência, qualquer segmento que não esteja nessa lógica, estaria sabotando o funcionamento harmônico da totalidade e deveria ser extirpado.

Produção, desenvolvimento e manutenção: