Quinta-feira, 17 de  agosto de 2017

2013

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 202

Dia 02 de março, em reunião do Diretório Estadual, o deputado federal Beto Albuquerque é reconduzido à presidência estadual do partido no lugar de Caleb de Oliveira.

Em setembro, o PSB nacional decide entregar os cargos no Governo Federal (Dilma) e, em alinhamento a esta decisão, o PSB estadual também sai do governo Tarso Genro. Os socialistas preparam a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (presidente nacional do PSB), à Presidência da República. Dia 5 de outubro, sem conseguir legalizar seu novo partido (Rede Sustentabilidade), a ex-senadora Marina Silva se filia ao PSB e manifesta seu apoio à candidatura socialista. Eduardo campos é o governador mais bem avaliado do país.

2012

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 210

Nas eleições municipais o PSB elegeu 18 prefeitos (50% a mais que na última eleição), 31 vice-prefeitos e  205 vereadores. Em Porto Alegre, o PSB participou da aliança com Manuela D’Avila como candidata a prefeita e elegeu 2 vereadores.

Em novembro de 2012, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do RS, deputado Beto Albuquerque, deixa a secretaria e reassume seu mandato de deputado federal para ser o líder da Bancada Socialista na Câmara dos Deputados.

A pasta da Infraestrutura do Estado passa a ser coordenada por Caleb de Oliveira, então presidente estadual do PSB/RS.

2010

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 563

Nas eleições de 2010 o PSB teve o maior crescimento de sua história no País e no Rio Grande do Sul. O partido elegeu seis governadores (nos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Amapá, Paraíba e Piauí) e quatro senadores.

No Rio Grande do Sul, elegeu o vice-governador Beto Grill, eleito em primeiro turno ao lado do governador Tarso Genro (PT).

Na proporcional, coligamos com PCdoB e PR. Para a Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque foi reeleito com 200.476 votos. A bancada foi triplicada com a eleição de José Stédile (ex-prefeito de Cachoeirinha), com 41.401 votos, e Alexandre Roso (vice-prefeito de São Leopoldo), com 28.236 votos.

A bancada estadual também foi ampliada, com a reeleição de Heitor Schuch (66.591 votos) e Miki Breier (35.457 votos) e a eleição de Catarina Paladini, de Pelotas (32.035 votos).

O PSB/RS fez 344.335 votos para deputado estadual e 283.671 votos para deputado estadual.

2011

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 521

Beto Grill assumiu como vice-governador e passou a coordenar o grupo de combate às desigualdades regionais.
O deputado Beto Albuquerque assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, abrindo a vaga na Câmara dos Deputados para o primeiro suplente do PSB, Luiz Noé, até então vereador de Cruz Alta.

2008

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 603

Nas eleições municipais de 2008, o elegemos 12 prefeitos, 12 vice-prefeitos e 115 vereadores no Rio Grande do Sul.

Nacionalmente, elegemos 309 prefeitos, 328 vice-prefeitos e 2.963 vereadores.

Na capital gaúcha, o PSB apoiou a candidatura de Manuela D’ávila, coligado com PCdoB, PPS, PR, PTN, PMN e PTdoB. A coligação alcançou o terceiro lugar, fazendo mais de 15% dos votos em Porto Alegre.

Na proporcional, o PSB voltou a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com o companheiro Airto Ferronato.

Produção, desenvolvimento e manutenção: