Sexta-feira, 20 de  outubro de 2017

2013

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 211

Dia 02 de março, em reunião do Diretório Estadual, o deputado federal Beto Albuquerque é reconduzido à presidência estadual do partido no lugar de Caleb de Oliveira.

Em setembro, o PSB nacional decide entregar os cargos no Governo Federal (Dilma) e, em alinhamento a esta decisão, o PSB estadual também sai do governo Tarso Genro. Os socialistas preparam a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (presidente nacional do PSB), à Presidência da República. Dia 5 de outubro, sem conseguir legalizar seu novo partido (Rede Sustentabilidade), a ex-senadora Marina Silva se filia ao PSB e manifesta seu apoio à candidatura socialista. Eduardo campos é o governador mais bem avaliado do país.

2012

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 229

Nas eleições municipais o PSB elegeu 18 prefeitos (50% a mais que na última eleição), 31 vice-prefeitos e  205 vereadores. Em Porto Alegre, o PSB participou da aliança com Manuela D’Avila como candidata a prefeita e elegeu 2 vereadores.

Em novembro de 2012, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do RS, deputado Beto Albuquerque, deixa a secretaria e reassume seu mandato de deputado federal para ser o líder da Bancada Socialista na Câmara dos Deputados.

A pasta da Infraestrutura do Estado passa a ser coordenada por Caleb de Oliveira, então presidente estadual do PSB/RS.

2011

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 538

Beto Grill assumiu como vice-governador e passou a coordenar o grupo de combate às desigualdades regionais.
O deputado Beto Albuquerque assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, abrindo a vaga na Câmara dos Deputados para o primeiro suplente do PSB, Luiz Noé, até então vereador de Cruz Alta.

2010

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 583

Nas eleições de 2010 o PSB teve o maior crescimento de sua história no País e no Rio Grande do Sul. O partido elegeu seis governadores (nos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Amapá, Paraíba e Piauí) e quatro senadores.

No Rio Grande do Sul, elegeu o vice-governador Beto Grill, eleito em primeiro turno ao lado do governador Tarso Genro (PT).

Na proporcional, coligamos com PCdoB e PR. Para a Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque foi reeleito com 200.476 votos. A bancada foi triplicada com a eleição de José Stédile (ex-prefeito de Cachoeirinha), com 41.401 votos, e Alexandre Roso (vice-prefeito de São Leopoldo), com 28.236 votos.

A bancada estadual também foi ampliada, com a reeleição de Heitor Schuch (66.591 votos) e Miki Breier (35.457 votos) e a eleição de Catarina Paladini, de Pelotas (32.035 votos).

O PSB/RS fez 344.335 votos para deputado estadual e 283.671 votos para deputado estadual.

2008

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 624

Nas eleições municipais de 2008, o elegemos 12 prefeitos, 12 vice-prefeitos e 115 vereadores no Rio Grande do Sul.

Nacionalmente, elegemos 309 prefeitos, 328 vice-prefeitos e 2.963 vereadores.

Na capital gaúcha, o PSB apoiou a candidatura de Manuela D’ávila, coligado com PCdoB, PPS, PR, PTN, PMN e PTdoB. A coligação alcançou o terceiro lugar, fazendo mais de 15% dos votos em Porto Alegre.

Na proporcional, o PSB voltou a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com o companheiro Airto Ferronato.

2006

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 2101

- Concorremos em faixa própria: o candidato ao governo do Estado foi o prefeito de Cristal Beto Grill, a vice foi a vereadora de Butiá, Irani Medeiros e ao Senado concorreu o vereador de Santana do Livramento, João Batista Conceição.

- Na proporcional concorremos sozinhos.

Resultados eleitorais

- Reelegemos o deputado federal Beto Albuquerque com 174.774 votos.

- Reelegemos o deputado estadual Heitor Schuch com 59.397 votos.

- Elegemos Miki Breier com 21.823 votos.

Em 2006 o PSB completou 60 anos de fundação.

2005

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 1861

Em 2005 o PSB comemorou 20 anos de sua reorganização.

Pronunciamento do deputado Heitor Schuch durante Grande Expediente na Assembléia Legislativa do RS, dia 23 de agosto de 2005, em homenagem aos 20 anos de reorganização do PSB

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputadas: Saúdo o estimado povo gaúcho.

Agradeço o Deputado Dionilso Marcon, pela generosidade e compreensão demonstrada ao permutar comigo este tempo destinado ao Grande Expediente.

É com alegria e satisfação, que venho a esta tribuna registrar a passagem dos 20 Anos da Reorganização do Partido Socialista Brasileiro - PSB, no mês de agosto do corrente.

2002 - 2004

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 1294

2002

- O PSB teve candidatura a Presidente da República com Garotinho e candidaturas aos governos estaduais por conta da lei da verticalização.

- No RS, o candidato do PSB ao governo foi Caleb de Oliveira, o vice foi Luiz Carlos Mattozo e ao Senado Marcos Cittolin.

- Na eleição proporcional concorremos sozinhos.

Resultados eleitorais

1996 - 2000

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 1271

1996

Resultados eleitorais

- Elegemos prefeitos em três capitais: Maceió, Belo Horizonte e Natal.

- No RS, além de diversos municípios, concorremos a prefeitura de Porto Alegre, com a companheira Maria Augusta Feldman. Embora na capital não tenhamos logrado êxito, no interior elegemos três prefeitos, Vanderlan Vasconselos, em Esteio; Ernani Spohr, em Salvador das Missões e Adecir Slongo, em Santo Expedito.

- Elegemos ainda 33 vereadores.

1994

Imprimir
Escrito por PSB-RS |  Categoria: Histórico
 |  Acessos: 1396

- Apoiamos a candidatura de Lula a Presidência da República.

- No RS, coligamos com a Frente Popular. O candidato foi Olívio Dutra.

- Fúlvio Petracco concorreu ao Senado. Fez 687.882 votos. Concorremos coligados também na proporcional.

Resultados eleitorais

Produção, desenvolvimento e manutenção: