Quinta-feira, 24 de  maio de 2018

PSB e PPL debatem o cenário político

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 78

Na manhã desta terça-feira, 22, a direção do PSB/RS recebeu em sua sede representantes do Partido Pátria Livre (PPL). Na pauta a análise do cenário político do Estado e do País, e o debate programático dos dois partidos. O PSB e o PPL foram parceiros na coligação que lançou a candidatura de Eduardo Campos em 2014, interrompida pelo acidente que vitimou o candidato socialista. 

Este ano, o PPL terá candidatura própria à Presidência da República, com João Vicente Goulart, filho do ex-presidente Jango. A sigla procura construir uma frente de centro-esquerda como alternativa nas eleições estaduais e nacional. Os dirigentes afirmaram acompanhar os debates socialistas, inclusive com a possibilidade de candidatura própria ao Piratini. Lembrando que o PSB tem condições de apresentar e liderar um projeto estadual de desenvolvimento econômico e social, sendo um dos únicos partidos que ainda não tiveram a oportunidade de comandar o executivo estadual.

 

A direção estadual do PSB estava representada pelo vice-presidente estadual, Mario Bruck, o secretário-geral, Vicente Selistre, e o Secretário da Negritude Socialista, Paulo Leites. Todos registraram a importância deste diálogo programático, buscando alternativas com um projeto de autonomia financeira, de fortalecimento do papel do estado como garantidor dos direitos sociais e como indutor do desenvolvimento econômico. O PPL esteve representado por seus dirigentes estaduais, Ivan Braz, Éder Pereira da Silva e Alexandre Paim.

Curso forma novos multiplicadores

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 17

Encerrou, neste domingo (20), o primeiro curso de Formação Política promovido pelo PSB RS com apoio da Fundação João Mangabeira (FJM), em Porto Alegre. Assuntos como organização regional em nível de abrangência e atuação formativa, sistema de contabilidade, organização partidária, órgãos de representação e gestão partidária finalizaram o encontro. Segundo o secretário de Formação Política, Fabiano Dupont, o objetivo é que seja realizado mais dois módulos até o primeiro semestre do ano de 2019. “A intenção é dar continuidade a este trabalho e formar cada vez mais multiplicadores nos municípios”, finalizou Dupont.

Foram três dias de capacitação que incluíram planejamento, história do PSB, com o diretor da escola Miguel Arraes, Adriano Sandri, no primeiro dia. No sábado as aulas ficaram a cargo da professora Márcia Coiro, e abordaram as questões didático-pedagógicas, vícios de linguagem, gestos e postura durante a fala.

No domingo os participantes conheceram um pouco mais da estrutura partidária com o vice-presidente do PSB/RS, Mário Bruck, a secretária de organização Elaine Tareli, o secretário-geral, Vicente Selistre e o de finanças, Anselmo Piovesan.

O presidente José Stédile, disse que a iniciativa é um marco na história do PSB estadual e que o projeto foi muito elogiado pela direção da FJM, servindo de exemplo para os outros estados. “Queremos continuar capacitando nossos filiados”, disse.

Confira as fotos do evento:

https://www.facebook.com/pg/PSBRS/photos/?tab=album&album_id=2061536307191852 

 

 

Começa o curso intensivo de Formação Política

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 57

 

Começou nesta sexta-feira o primeiro Curso Intensivo de Formação de 2018 promovido pelo PSB-RS em parceria com a Fundação João Mangabeira, na Associação Literária São Boaventura, em Porto Alegre. A procura superou as expectativas dos organizadores. Foram mais de 80 inscritos, e foram selecionados 48 de diferentes regiões do estado.

De acordo com o secretário de Formação do PSB-RS, Fabiano Dupont, a ideia é que os participantes sejam capacitados pra se tornarem multiplicadores em seus municípios e regiões.  A abertura contou com a presença do vice-presidente estadual, Mário Bruck, do deputado estadual Elton Weber, o secretário de Finanças, Anselmo Piovesan e do coordenador  da Escola Miguel Arraes, Adriano Sandri.  

Sandri  abriu as palestras, falando um pouco da Fundação e do Planejamento de cursos de formação. “Não sou eu que vou fazer e sim cada um de vocês”, enfatizou.

O curso segue até domingo e abordará temas de formação política, como a história do PSB, e também pedagógicos e de organização partidária.

Foto: Fabiana Calçada

 

Prefeito de Candelária representa o PSB na Famurs

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 31

O prefeito de Candelária, Paulo Butzge, é o representante do PSB na nova diretoria da Federação das Associações do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele foi eleito segundo vice-presidente nesta quinta-feira (17), durante a assembleia da entidade.

A chapa eleita foi encabeçada pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (MDB), e obedece um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020.

A posse da nova diretoria acontece no dia 5 de julho, durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

 

Diretório Estadual se reúne dia 26 de maio

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 121

Com a presença do presidente nacional, Carlos Siqueira, o Diretório Estadual do PSB, se reúne no próximo dia 26, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A reunião será ampliada, isto é, todos os filiados poderão assistir, mas só os membros titulares do diretório terão direito a voto para a deliberações.

O presidente nacional, Carlos Siqueira, fará uma análise da conjuntura nacional. Já o presidente estadual, deputado federal José Stédile, abordará o cenário estadual. O encontro servirá para encaminhar as candidaturas ao Governo do Estado e Senado.

EM PAUTA NA MÍDIA

Mais notícias da Pauta Socialista

MOVIMENTOS SOCIALISTAS

Produção, desenvolvimento e manutenção: