Quinta-feira, 14 de  dezembro de 2017

INFORMES - Formação Política 2009

Imprimir
Escrito por PSBRS  |  Categoria: Formação Política
 |  Acessos: 4819
Municípios onde já foram realizados os cursos em 2009

 

Bagé

A Secretaria de Mulheres do PSB de Bagé, presidida por Jaqueline Silveira, promoveu curso de Formação Política no dia 08 de novembro. Carlos Orling e Adriano Sandri, Secretário de Formação Política do PSB-RS e Coordenador de Cursos da Fundação João Mangabeira (Brasília) conduziram o evento que foi prestigiado por mais de 50 filiados. O local da atividade foi a Câmara de Vereadores e teve duração de 7 horas. Ricardo Cougo e Paulo Delevati, foram os membros da direção municipal que abriram e encerraram o evento.

 

Pelotas

Dia 07 de novembro foi realizada atividade de formação Política na cidade de Pelotas, com a presença de 50 pessoas. Participaram da abertura do evento, o Presidente do PSB-RS, Caleb de Oliveira, o Secretário de Finanças, Ayres Apolinário e o Coordenador de Cursos da Fundação João Mangabeira (Brasília), Dr. Adriano Sandri. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e abrangeu o dia todo. O Presidente do PSB local Rogério Salazar e o mais novo filiado José Antonio Paladini (Catarina) foram os anfitriões do encontro.

 

Cristal

 

Nos dias 31 de outubro de 01 de novembro de 2009, foi realizada uma atividade de Formação Política, promovida pela JSB-RS, da qual participaram representantes de 15 municípios. Na abertura estiveram presentes o Presidente Estadual do PSB, Caleb de Oliveira, o Deputado Miki Breier, o Presidente da JSB Estadual Jefferson Muller, o Vereador João Pedro Grill, de Cristal que juntamente com a Sra. Juciara Hollz, Presidente do PSB de Cristal, foram os anfitriões dos Visitantes. O evento contou com cerca de 70 participantes. As atividades foram desenvolvidas junto ao CTG Bento Gonçalves. O curso de Formação foi ministrado pelo Secretário de Formação Política do PSB-RS Carlos Orling, auxiliado pelos debatedores Jefferson Muller e Maicon Machado.

 

Casca

 

Foi realizado no dia 10 de outubro Curso de Formação Política na cidade de Casca.. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade. Estiveram presentes representantes dos municípios de Casca, Guaporé, Nova Prata, Vila Maria, São Domingos, Itapuca, Marau e Cicíaco. A atividade foi promovida pela Secretaria de Formação Política do PSB-RS em conjunto com a Fundação João Mangabeira. O debate que foi realizado no encerramento do evento permitiu a avaliação positiva do Curso.

 

Nonoai

 

No dia 09 de outubro realizou-se atividade de formação política, promovida pela Secretaria de Formação Política do PSB-RS, juntamente com a Fundação João Mangabeira, na cidade de Nonoai. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a presença de 22 participantes. O Presidente do PSB de Nonoai informou da presença de representantes dos municípios de Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Trindade do Sul, São Valentin e Erval Grande.

 

Barra do Quaraí

 

A Secretaria de Formação Política do PSB juntamente com a Fundação João Mangabeira, realizou no dia 02 de outubro, atividade de Formação Política na cidade de Barra do Quaraí, localizada na divisa entre Brasil e Uruguai. O Curso foi ministrado por Carlos Orling na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. A Vice-Prefeita Zulma Simionato e os três vereadores do PSB no município prestigiaram. Também houve a participação dos secretários municipais e assessores filiados ao PSB. Receberam certificado de participação 23 presentes.

 

Uruguaiana

No dia 04 de outubro ocorreu curso de formação política em Uruguaiana, com a participação de 30 pessoas. A atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Formação Política do PSB-RS junto com a Fundação João Mangabeira. No intervalo das atividades, que contou com a presença da companheira Claudete Bruck, que é Secretária Estadual de Mulheres do PSB, foi constituida a Secretaria Municipal de Mulheres do PSB de Uruguaiana.
Ao final do curso vários presentes manifestaram o desejo de se filiarem ao PSB. O encerramento deu-se com um debate entre os presentes que avaliaram a necessidade de que seja intensificado o trabalho de Formação Política.

 

Itaqui

Foi realizado no dia 03 de outubro, na cidade de Itaqui, divisa do Brasil com a Argentina, um curso de formação Política. A Secretaria de Formação política do PSB-RS juntamente com a Fundação João Mangabeira foram os responsáveis pela exposição do conteúdo. Participaram, além da Vice-Prefeita do município Claudete Bruck, vereadores, assessores municipais, dirigentes e militantes, totalizando cerca de 100 pessoas. Durante o intervalo para almoço, foi realizado um ato de filiações, no qual 42 pessoas assinaram ficha ao PSB. Constatamos o entusiasmo, a mobilização e a força do PSB na cidade. O encontro foi encerrado com um debate muito positivo sobre o conteúdo do Curso.

 

Balneário Pinhal

 

Foi realizado Curso de Formação Política no dia 25 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Balneário Pinhal. A atividade foi desenvolvida por Carlos V. Orling auxiliado pelo acadêmico de Sociologia Márcio Vidal dos Santos. Promovida pelo Vereador Alequis Lopes Pinto (PSB), o evento contou com 30 participantes. Após o encontro, houve manifestação de diversos participantes desejando filiar-se ao PSB. O Presidente do PSB, Eron Carlos Nunes Ferreira, aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o Congresso Municipal do Partido, a ser realizado no mês de novembro de 2009.

 

 

Tramandaí

 

Foi realizada atividade de formação política no dia 29 de agosto, na Câmara de Vereadores de Tramandaí. O evento foi coordenado pelo secretário de formação, Carlos Orling, e contou com o apoio dos socialistas Lauro Roberto Hagemann e Jefferson Müller. O Presidente do PSB de Tramandaí, Deoclides Gonçalves, foi quem organizou o evento. O Vice-Prefeito de Cidreira, Manoel Martins, esteve presente com um grupo de companheiros da cidade. Também o Presidente da Comissão Provisória de Imbé e alguns companheiros, além de vários filiados locais. Também o membro da Coordenação regional do PSB, Kennedy Seger, de Torres, marcou presença. O debate constou de temas sobre organização e logo após houve exposição do conteúdo do curso.

 

Santana do Livramento

 

Foi realizado Curso de Formação Política no dia 22 de agosto, na Associação Atlética do Banco do Brasil da cidade. A atividade foi altamente concorrida, com 65 participantes. O eventou contou com a presença da Dirigente nacional Mari Machado. O Prefeito Municipal Wainer Machado (PSB) participou de toda a atividade, juntamente com a maioria do Secretariado e demais assessores. Houve almoço no próprio local o que permitiu a retomada dos trabalhos rapidamente na parte da tarde.

Há um partido forte e militantes na cidade. O curso foi oportuno, pois durante a apresentação individual dos presentes, foi possível verificar muitos filiados novos. Os vereadores do Partido e os suplentes participaram. Ao final, durante o debate de encerramento e avaliação, ficou clara a determinação dos presentes em ampliar as filiações do PSB do município. Os comentários certificam que a Administração Municipal possui elevado índice de aprovação na comunidade. As atividades foram coordenadas por Carlos Orling auxiliado pelos acadêmicos de ciências sociais Darinni Machado e Márcio Vidal dos Santos.

 

Cruz Alta

 

A atividade de formação Política foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 08.08.2009. O Vereador Luiz Noé (PSB), que também preside a Câmara de Vereadores local, foi quem organizou o evento. Trinta e um companheiros participaram. A direção municipal compareceu em peso assim como a Juventude do PSB. Foi um interessante debate revelando que vários presentes vindos de outros partidos aguardavam essa atividade.

 

Ernestina

 

Atividade de formação política realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Coordenou o evento o Vereador André S. Bueno. A ex-Prefeita Diná L. da Silva prestigiou. Foram habilitados a receber o certificado de participação 22 companheiros.
Foi o primeiro evento de formação realizado no Município e foi muito bem avaliado no debate de encerramento do evento. A Direção do Partido ofereceu um coquetel no qual foi possível aos participantes confraternizarem e tecerem comentário sobre o encontro.

 

Passo Fundo

 


Atividade foi desenvolvida dia 18 de julho, na Sede Municipal do PSB. O evento foi promovido pela Secretaria de Formação Política local, coordenada por Alexandre Aguirre. Participou ativamente de todo o encontro o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Sr. Clóvis Alves.

Dezessete filiados habilitaram-se a receber os certificados de Participação. Com a coordenação de Carlos Orling e a participação dos companheiros Márcio Vidal dos Santos e Antonio Elisandro de Oliveira. Ficou o desejo de que novos módulos de formação sejam agendados na cidade.

 

 

 

Caxias do Sul

 

A atividade, desenvolvida na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, no dia 11 de julho, foi articulada pelo Presidente do PSB local, Adriano Boff e pelo Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edio Eloi Frizzo. Os trabalhos foram coordenados por Carlos Orling mas também trabalharam os companheiros Antonio Elisandro de Oliveira e Márcio Vidal dos Santos. Trinta e sete pessoas habilitaram-se a receber o Certificado de Participação. Foram utilizados videos da Fundação João Mangabeira e powerpoint da Secretaria de Formação Política. O encerramento ocorreu após um excelente debate com os participantes, que avaliaram muito produtivo o evento.

Sobre os Cursos de Formação Política

A série de atividades de formação Política implementada pela Secretaria de Formação Política do PSB-RS em acordo com a Fundação João Mangabeira segue seu calendário. A FJM é a entidade que realiza estudos e elabora questões ligadas ao aprofundamento do conhecimento político visando prestar assessoria ao PSB e seus militantes em nível nacional.
Os cursos tem um modelo padronizado, constando de vídeos temáticos, produzidos pela Fundação, do qual participam cientistas políticos e professores universitários. Seguido da exposição dos vídeos o PSB-RS treinou vários debatedores (facilitadores) que juntamente com o Secretário de Formação Política, Carlos Orling, executam essa série de encontros. Permanecem abertas as inscrições para as atividades.
O agendamento de novas atividades poderá ser feito através dos telefones 51-3211-3900 ou 51-8134.9171.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A atividade de formação Política de nível 2, é realizada durante todo um dia, incumbindo aos promotores inscreverem 30 participantes (dirigentes, mandatários, filiados, lideranças e simpatizantes do partido), e ainda conseguirem o local para o evento. É necessário que seja próximo a um local onde todos possam almoçar para retornar às atividades na parte da tarde.

Não haverá outros custos por parte dos promotores e será fornecido certificado de participação aos inscritos.

- No dia 21 de abril de 2009, reuniu-se o grupo de militantes que vão ministrar os cursos de Formação Política do PSB-RS. As atividades serão desenvolvidas conjuntamente com a Fundação João Mangabeira.

Além do Presidente Estadual do PSB, Caleb de Oliveira e do Secretário da Executiva responsável pela Formação Política Carlos V.Orling, participaram dessa atividade de treinamento os seguintes filiados/militantes que atuarão como debatedores/facilitadores nas atividades de formação:

Maicon de Almeida Machado (Acadêmico de Economia) Pelotas.

Darini Moreira Machado (Acadêmica de Ciências Sociais) Pelotas.

Jefferson Allan Muller (Pós-graduado em ciências sociais) Igrejinha.

Antonio Elisandro de Oliveira (Advogado). Porto Alegre.

Lauro Roberto Hagemann (Sociólogo) – Porto Alegre.

Mário Vidal dos Santos (Acadêmico de Ciências sociais) P. Alegre.

Marcos Ribeiro (Secundarista) Cachoeirinha.

Produção, desenvolvimento e manutenção: