Sexta-feira, 22 de  março de 2019

Segmentos organizados do PSB/RS planejam ações conjuntas

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira  |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 141

 

 

Representantes dos seis movimentos organizados do PSB/RS estiveram reunidos na sede estadual do partido em Porto Alegre, na última sexta-feira (22). O objetivo do encontro foi iniciar o planejamento e acertar algumas ações conjuntas. Estiveram presentes representantes do Movimento Popular Socialista (MPS), Negritude Socialista Brasileira (NSB), Juventude Socialista Brasileira (JSB), Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), Mulheres e LGBT (por videoconferência). A reunião foi coordenada pelo secretário-geral do PSB/RS, Vicente Selistre e contou com a participação do presidente da sigla, Mário Bruck. Também ficou acertada uma reunião para o planejamento conjunto para o final de março. Na primeira parte cada responsável expôs a situação da sua área de atuação.

O secretário do MPS, Elói Frizzo fez um breve relato das resoluções definidas no encontro nacional dos segmentos ocorrido no início do mês, em Brasília. “É preciso articular pautas que são comuns a todos”, disse. Além disso, lembrou que é preciso mobilização para buscar novos militantes e apostar na formação para preparar os pré-candidatos.

O secretário da SSB, Marcelo Freitas, falou sobre a necessidade dos movimentos irem pra rua, estarem presente nas lutas da população. Sophie Schell, também da SSB, ainda acrescentou que é preciso investir na formação e na integração dos movimentos.

Diego Adam da JSB, admitiu que o segmento está fragilizado com a saída de algumas lideranças e ao contrário de outros partidos, a juventude não tem sido protagonista nas ações do PSB.

O secretário LGBT, Thiago Abreu, quer mais visibilidade ao movimento, e pretende apresentar ações concretas. Para isto estão sendo elaboradas sugestões de projetos que combatem a homofobia para serem indicados para os vereadores do partido.

O secretário da NSB, Paulo Leites, comentou sobre a importância da valorização dos quadros e do desafio de buscar novos militantes.

A secretária de Mulheres, Maria Luiza Loose, Malu, também frisou a urgência de destinar os espaços para as mulheres dentro das estruturas existentes. “ Só com representatividade teremos equilíbrio da participação das mulheres”, avaliou.

O secretário geral, Vicente Selistre, informou que o partido busca uma formação específica junto à Fundação João Mangabeira. Frisou ainda que é essencial um debate programático a sobre a atual conjuntura política. “Precisamos de um planejamento que contemple as pautas da sociedade, que são representadas pelos movimentos”.

Para o presidente Mário Bruck é preciso identificar os ideais e bandeiras do PSB. Ele argumentou que a política passa por um novo processo. “Este é o nosso grande desafio, apesar das dificuldades temos que ter um planejamento dos segmentos de acordo com as bandeiras do partido”, finalizou.

Texto e foto: Luciane Ferreira- PSB/RS

 

 

EM PAUTA NA MÍDIA

Mais notícias da Pauta Socialista

MOVIMENTOS SOCIALISTAS

Produção, desenvolvimento e manutenção: