Quinta-feira, 18 de  outubro de 2018

O esforço das famílias do campo

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira  |  Categoria: Artigos
 |  Acessos: 119

Por Tarcisio Minetto, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

Se você se alimenta todos os dias, agradeça ao agricultor. É pelas mãos dele que 70% dos alimentos são postos à mesa nos lares brasileiros. É pelo esforço de famílias do campo, enfrentando desafios de infraestrutura na rede elétrica e nas telecomunicações, entre outros, que se produz energia para a vida. Neste 25 de julho, Dia do Agricultor Familiar, também Dia do Colono e do Camponês, rendemos homenagem e agradecemos aos que têm essa nobre missão.

 

No Brasil, são mais de 4 milhões de famílias envolvidas com a agricultura familiar. De acordo com o Banco Mundial, a agricultura familiar brasileira é a oitava maior produtora de alimentos do mundo. No Rio Grande do Sul, a atividade envolve 378 mil famílias, correspondendo a 85% dos estabelecimentos rurais e ocupando 30% da área agrícola. Essa força representa 27% do PIB gaúcho.

 

São homens e mulheres confrontados cotidianamente por uma série de dificuldades, mas que contribuem com o seu trabalho e o seu suor para a erradicação da fome e da pobreza, para a proteção do ambiente e para o desenvolvimento sustentável. O Rio Grande do Sul tem vocação agrícola, seja na produção de commodities ou de frutas e hortigranjeiros – na Ceasa, a maioria dos produtos ofertados é da agricultura familiar.

 

O Estado do Rio Grande do Sul mantém uma série de políticas públicas para este segmento, com recursos próprios e em convênios com a União. O foco é estimular a produção, a gestão e o aumento da produtividade, para capacitar o agricultor a gerir melhor sua propriedade, permitindo investimentos em tecnologia que reduzam as dificuldades da produção e gerem renda.

 

Estamos, neste 25 de julho, a um mês do início da Expointer 2018, que é a grande festa do setor agro. E os agricultores familiares estarão presentes em número recorde, ocupando o espaço ampliado da Feira da Agricultura Familiar. A Expointer é uma oportunidade ímpar para que o público urbano dialogue com os agricultores familiares e experimente seus produtos. Mais do que isso, é um momento para o Rio Grande do Sul reconhecer homens e mulheres que semeiam e colhem o alimento que você consome. Vida próspera à agricultura familiar!

Produção, desenvolvimento e manutenção: