Quinta-feira, 20 de  setembro de 2018

Dia Internacional do Orgulho LGBTTQ+

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira  |  Categoria: Artigos
 |  Acessos: 175

 

Thiago Ferreira Abreu

 

Secretário Estadual LGBT - PSB/RS

 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTTQ+ (28 de junho) é celebrado por lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais, transgêneros e por toda diversidade que compõe a comunidade LGBTTQ+ ao redor do mundo. Em meio a esse cenário, por vezes podemos nos pegar pensando ‘de onde viria esse tal “orgulho” que comemoramos? É necessário, que essa mobilização continue extrapolando um dia do ano. O dia do Ogulho LGBTTQI+ diz respeito às lutas cotidianas por uma sociedade mais justa e igualitária, que se engaja contra todos os preconceitos e discriminações.

Por esse motivo ainda saímos às ruas buscando visibilidade positiva e afirmação política mostrando que sabemos que nosso lugar não está na clandestinidade e nem na marginalidade, e que podemos nos orgulhar não apenas da nossa sexualidade em si, mas por sermos sobreviventes de uma luta a ser vencida diariamente, dignos dos nossos direitos, das nossas liberdades e dos nossos deveres como todos os cidadãos.

 

Estamos em 2018, ano eleitoral, e somente ocupando os espaços e protagonizando a luta conseguiremos avançar em nossas pautas. Precisamos votar em candidatos LGBT's, e na falta deles, estudar e encontrar candidatos que se comprometam em levantar as nossas bandeiras e em lutar pela nossa existência. Evitar discutir uma temática como a LGBTfobia é institucionalizar o preconceito, independentemente da percepção ou da existência de casos nos municípios, se omitir estas discussões é fortalecer a ignorância e preservar o preconceito, além de perpetuar a invisibilidade de uma comunidade que é violentada diariamente psicologicamente, socialmente e fisicamente.

 

 

Mais Artigos da Pauta Socialista

Produção, desenvolvimento e manutenção: