Quinta-feira, 18 de  outubro de 2018

Secretaria de Mulheres participa de pesquisa da UFRGS

Imprimir
Escrito por Luciane Ferreira  |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 263

A secretária estadual de Mulheres do PSB/RS, Maria Luiza Loose (Malu), recebeu no final de abril, na sede do partido, as pesquisadoras da UFRGS, Gabriela Scapini e Mayara Bacelar, que estão elaborando um estudo acerca dos comitês, secretarias e movimentos de mulheres dos partidos políticos do Rio Grande do Sul que elegeram candidatas a deputadas estaduais nas últimas eleições, em 2014. A ideia é compreender como funcionam e se estruturam esses movimentos, quais suas principais pautas, dificuldades e conquistas.

“Essa pesquisa vem ao encontro da necessidade de entendermos um pouco mais das estruturas partidárias e como os organismos institucionais das mulheres dentro dos partidos se comportam e atuam. É importante que a Academia proponha este diálogo e faça essa leitura a partir da análise feita dentro dos próprios organismos políticos”, comemorou Malu. Segundo a dirigente um dos maiores desafios das mulheres socialistas é fazer com que os espaços de poder ocupados por mandatos ou indicações sejam instrumentos de efetivação de políticas públicas para as mulheres.

Amanda Cegatti é graduada em relações internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda pela mesma instituição. Gabriela Scapini é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestranda em Ciência Política pela mesma instituição. Também integra o grupo a jornalista Mayara Bacelar, formada pela PUC/RS e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Texto: Fabiana Calçada-PSB/AL-RS

EM PAUTA NA MÍDIA

Mais notícias da Pauta Socialista

MOVIMENTOS SOCIALISTAS

Produção, desenvolvimento e manutenção: