Quinta-feira, 18 de  outubro de 2018

Lei cria Região das Cervejarias Artesanais

Imprimir
 |  Categoria: Blog
 |  Acessos: 356

     O governador José Ivo Sartori sanciona, na próxima quinta-feira (4), às 17h, no Galpão Crioulo, em Porto Alegre, a lei que cria a Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. Autor do projeto que instituiu a região, o deputado Elton Weber enfatiza o potencial turístico da rota não somente para o crescimento do setor mas para geração de renda e emprego em restaurantes, hotéis e comércio.

Weber espera que, a exemplo de iniciativas de sucesso como o vinho, que colocou o Vale dos Vinhos no mapa do país, a cerveja gaúcha vire referência nacional. “Essa conquista não é do nosso mandato, afinal, este setor está em expansão, virou uma febre nacional, portanto, nada mais justo que garantir essa marca para uma das região que produz de acordo com as tradições germânicas, valorizando a cultura local.”


Para assinatura da lei foram convidados parlamentares, representantes de prefeituras e de cervejarias dos 22 municípios que compõe a Região das Cervejeiras, além de integrantes das secretarias da Agricultura, do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo e de entidades como a Fetag-RS.

O projeto de lei 38/2016 foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Assembleia Legislativa em 5 de dezembro. A lei atende a pleitos da Rota Romântica e de prefeituras interessadas na expansão do turismo, entre elas berços da cerveja, como Feliz e Alto Feliz.

De acordo com o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio Weber, a associação retoma suas atividades no dia 8 de janeiro quando começa a discutir estratégias de atuação junto aos seus associados. O empresário acredita que a partir da assembleia marcada para março será possível começar definir as linhas do projeto, que inclui a busca de indicação geográfica. “A aprovação na Assembleia Legislativa foi uma conquista para a Rota Romântica, sem dúvida foi um dos nossos êxitos em 2017.”

A REGIÃO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS
Municípios da Rota Romântica: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
Demais municípios: Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

Informações: Bancada Socialista /AL-RS

EM PAUTA NA MÍDIA

Mais notícias da Pauta Socialista

MOVIMENTOS SOCIALISTAS

Produção, desenvolvimento e manutenção: