Segunda-feira, 23 de  outubro de 2017

Parceria com mais saneamento e saúde

Imprimir
Escrito por Daniela de Miranda  |  Categoria: Artigos
 |  Acessos: 60

*POR Fabiano Pereira - Secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação

A última terça-feira, dia 26, foi um dia histórico para o Rio Grande do Sul. Tiramos do papel a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Estado: a PPP da Corsan para a Região Metropolitana de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão levará recursos privados que vão garantir obras públicas importantes para a universalização da coleta e do tratamento de esgoto.

Será R$ 1,8 bilhão de investimento em uma área estratégica. Hoje, somente cerca de 30% da população abastecida pela Corsan na Região Metropolitana conta com esgoto coletado e tratado. Através da PPP, em 11 anos, aumentaremos o índice para 87,4%. O Rio Gravataí e o Rio dos Sinos, que hoje estão entre os 10 mais poluídos do Brasil, serão beneficiados diretamente com os investimentos em saneamento. O Lago Guaíba, por sua vez, também receberá menos resíduos não tratados. 

 Esta parceria, que chamamos de Parceria pelo Futuro, além de buscar a universalização dos serviços, resultará em melhoria na saúde, na qualidade de vida, na preservação do meio ambiente, na valorização imobiliária e na geração de empregos diretos e indiretos. E mais: esses benefícios serão estendidos para todo o Estado, já que o valor economizado pela Corsan nos nove municípios será investido em outras cidades atendidas pela companhia. 

 Estamos dando um passo importante em direção a um futuro melhor para toda a população do Rio Grande do Sul. Este ato histórico, com a abertura da consulta pública sobre a PPP, revela a coragem do governo de enfrentar as dificuldades e pensar nas próximas gerações. Com esta ação, manteremos a Corsan pública e garantiremos os investimentos necessários para prestar serviços de qualidade. 

Estamos trabalhando pela modernização do Estado, e isso inclui o esforço de todos e a realização de parcerias com a sociedade e também com a iniciativa privada, desde que priorizando o benefício da população. A união de todos faz o Rio Grande que dá certo. 

   

 

Mais Artigos da Pauta Socialista

Produção, desenvolvimento e manutenção: