Acredita Caxias concorre ao prêmio Projeto Inovador 2017, no Paraná

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Escrito por Daniela de Miranda  |  Categoria: Coluna Socialista
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Idealizada pelo vereador Alberto Meneguzzi, ferramenta atingiu a marca de 100 downloads nesta semana 
O aplicativo Acredita Caxias lançado na segunda-feira, 11 de setembro, pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB) está concorrendo ao prêmio Projeto Inovador 2017, promovido pela Rede Cidade Digital. A distinção será entregue a iniciativas que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos, durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, em São José dos Pinhais.

Inovadora, a tecnologia é pioneira no município, uma vez que permite aos cidadãos o envio de demandas sobre calçamento, segurança e iluminação públicas, direito do consumidor, dentre outros serviços, a qualquer hora, inclusive aos finais de semana. “Sempre temos algum dos membros da nossa equipe de plantão, que recebem as solicitações, já respondem aos usuários, que recebem notificações na tela do celular e fazem contato imediato com os secretários e equipes da prefeitura. Sabemos que a nós não compete a solução dos problemas, mas queremos ser um canal de proximidade com a comunidade de Caxias”, comenta Meneguzzi ao recordar os 100 primeiros downloads em apenas duas semanas de operação.
A ideia de implantação de um software parecido está sendo estudada por vereadores de outras cidades do Estado. “Fizemos a inscrição, justamente para que a nossa ideia seja nacionalemte conhecida e possa ser implantada em outras cidades, seja pelo Executivo, seja pelo Legislativo. Para o bom atendimento das demandas que prezam pelo bem comum dos cidadãos. São 100 downloads, mas outras diversas pessoas que fazem contato para enviar demandas por telefone, e-mail e mesmo pessoalmente”, salienta o parlamentar.
De acordo com o Meneguzzi, o procedimento adotado pelo gabinete para a solução das demandas é registrar a demanda via protocolo no Alô Caxias, logo depois proceder com a expedição de indicação, que registra a solicitação no sistema da Câmara e é enviada ao Executivo, além de ofícios com fotos anexadas e outros materiais entregues pessoalmente nas secretarias competentes de cada denúncia. “É uma forma burocrática, mas de formalizar bem os pedidos da população. Aí temos a certeza de que documentos não faltam, para que possamos cobrar efetivamente as soluções”, justifica.

 

Felipe Michelon Padilha