Segunda-feira, 23 de  outubro de 2017

Marcelo Freitas será o novo secretário da SSB/RS

Imprimir
Escrito por Daniela de Miranda  |  Categoria: Coluna Socialista
 |  Acessos: 185

Diretor de Propaganda do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, Marcelo da Silveira Freitas, foi eleito por unanimidade secretário do segmento sindical do Partido Socialista Brasileiro. Foi durante o VIII Congresso Estadual da SSB, realizado nos dias 01 e 02 de setembro, e que contou com as presenças do do deputado federal, Heitor Schuch, do deputado estadual Elton Weber e o do coordenador nacional da SSB, Vicente Selistre. 

Foram debatidos temas relativos ao congresso nacional sindical e pautas relevantes como os efeitos da Reforma trabalhista e a reforma da previdência ainda em debate no Congresso Nacional. Os sindicalistas do PSB também trataram de questões envolvendo o futuro do movimento sindical, o desafio da unidade, as convenções coletivas e o custeio das entidades sindicais, bem como a questão da venda de terras para estrangeiros e as renegociações com anistias a grandes devedores do agronegócio para os cofres públicos; a situação do funcionalismo público estadual e nacional, o papel do estado e do serviço público, as privatizações.  Outro assunto abordado foi a luta pelo fortalecimento do Salário Mínimo Nacional e o Piso Salarial Estadual com política de ganho real – aumento do poder aquisitivo dos salários mais baixo com distribuição de renda e fomento da economia local.

 O deputado federal Heitor Schuch falou nas lutas e grandes dificuldades que está tendo no enfrentamento com os deputados que só querem retirar direitos dos trabalhadores O dirigente estadual do PSB/RS, Anselmo Piovesan, falou sobre a lei que autoriza a venda de terras para estrangeiros destacando que a maioria das terras brasileiras está concentrada nas mãos de pouco mais de 5% dos brasileiros.  Vicente Selistre falou sobre a atual situação dos trabalhadores de diversos setores principalmente os servidores Públicos que estão com seus salários atrasados e o deputado Estadual Elton Weber falou sobre as mudanças com a reforma da previdência em especial aos itens que afetam diretamente os trabalhadores e pequenos produtores rurais e da grande dificuldade de se manter o jovem no campo. 

Foram aprovadas propostas e moções: Contra a Privatização da CEEE;  Criação do núcleo Cristão Evangélico de filiados ao PSB;  Congresso temático sobre a reforma Trabalhista e a conjuntura atual e futura do movimento sindical brasileiro; Pela saída do partido do governo estadual, neste sentido que a direção estadual do partido consulte o partido nos municípios e reúna o novo Diretório até o final deste ano, para discutir permanência ou não governo Sartóri e o lançamento de candidatura própria ao Governo do Estado, Pelo lançamento de candidatura própria a Presidência da República nas eleições de 2018; Realização de plenária/seminário de debates políticos e sindicais após o congresso do partido; Realização do enfrentamento aos governos municipais que estão fazendo cortes e parcelando os salários dos servidores,- Que o partido adote uma linguagem de base para atingir a sociedade com mais facilidade,- Que a SSB lute e consiga dialogar com mais força dentro da CTB. 

A composição da Executiva Estadual da SSB ficou assim definida:

Marcelo da Silveira Freitas – Diretor de Propaganda do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom; Secretária Geral: Elgiane Lago – Trabalhadora Rural de Passo Fundo; Secretário de Atas, documentos e cadastros de filiados: Aclenei Romero de Jesus - Sindppd/RS; Secretária da Mulher da Juventude Trabalhadora: Leonise Nichelle Pereira – Municíparios de Viamão; Secretário da Cultura Educação e Formação: Miguel Ãngelo Duarte Vera – SlNPROPEL- Pelotas; Secretário de Comunicação e Propaganda: Cláudio Ademir Fernandes Cunha – Municipários de São Leopoldo; Secretário de Assuntos dos Aposentados: Mauri Ramme – Aposentado Corsan; Secretário de Assuntos do Trab. Rural: Lotário José Vier – Trabalhador Rural Harmonia; Secretário de Assuntos dos Serv. Públicos: Marco de Britto – Sec. Rel. Instit. e Parlamentares do Sindicato da Polícia Rodoviária do RS; Secretário dos Trabalhadores da Ind. do Com. e de Serviços: José Sirlon de Oliveira Ribeiro – Sindicato dos trabalhadores da Indústria de Construção Civil de Esteio; Secretária Especial para a Região Metropolitana: Sophie Schell – Sindicato dos Advogados do RS; Secretário da Região Serra: Paulo Borges – Municipários de Caxias; Secretário de Inf. Est. Mina e Energia: Paulo César Dias Pinheiro – Núcleo dos Eletricitários no Sinergisul;- Secretário Esp. dos Trab. nos Transportes: Lauri Luiz Finotti – Sindicato dos Rodoviários de Novo Hamburgo.

Ainda foram eleitos (as) como Delegados (as) para o Congresso Sindical Nacional: TITULARES Marcelo da Silveira Freitas, Miguel Ângelo Duarte Vera, Marco de Britto, Aclenei Romero de Jesus e Deputado Elton Weber e como delegados SUPLENTES – Claudio Fernandes Cunha, Mauri Ramme, Paulo César Dias Pinheiro e Sergio de Miranda. Registre-se que os Companheiros Elgiane Fátima Machado Lago e Vicente Paulo de Oliveira Selistre são delegados natos. 

 

Mais artigos da Coluna Socialista

Produção, desenvolvimento e manutenção: