Terça-feira, 21 de  novembro de 2017

Acredita Caxias recebe primeiras denúncias

Imprimir
Escrito por Daniela de Miranda  |  Categoria: Coluna Socialista
 |  Acessos: 103

Demandas foram alvo de protocolo no Alô Caxias e de encaminhamento às pastas competentes
Três dias após ser lançado, o aplicativo Acredita Caxias, do vereador Alberto Meneguzzi (PSB) já contabiliza mais de 30 downloads e recebeu, nesta segunda-feira, 11 de setembro, as primeiras denúncias.

Uma delas está localizada na avenida São Leopoldo, próximo a uma casa de lanches. Ali, uma moradia edificada sobre um barranco está com os canos de escoamento do esgoto danificados, o que faz com que o líquido escorra pela calçada e via públicas, provocando, entre outras coisas, mau cheiro.

A demanda, recebida por meio da ferramenta, foi alvo de protocolo no Alô Caxias, indicação protocolada junto à Câmara, com endereço ao Executivo e de ofícios às secretarias de Urbanismo e de Obras, para a notificação dos proprietários obrigando o conserto.

Já a segunda denúncia é pelo atraso em linhas do transporte coletivo urbano. A linha 23, do bairro Santa Lúcia/Cohab, que deveria passar pela rua Jacob Luchesi, em frente ao Ceasa, às 14h25 teve atraso de mais de meia-hora. Um usuário esperou pelo transporte no local por mais 35 minutos. Além de registro junto ao Alô Caxias, um ofício também foi enviado à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), solicitando a fiscalização e, em caso de confirmação do ocorrido, a punição da concessionária.

 “É justamente para ser mais uma voz da comunidade junto ao poder público que nasceu o Acredita Caxias. São somente três dias que ele está no ar e 30 pessoas já baixaram e fizeram seu login. A medida que chegarem as demandas iremos contatar os usuários do aplicativo para dar o retorno da situação, até a solução do problema”, afirma Meneguzzi.

  

O que é esse aplicativo?

 O aplicativo Acredita Caxias surgiu para facilitar o acesso da população ao gabinete e dar acompanhamento efetivo às demandas e pedidos da comunidade, além de poder fiscalizar as linhas do transporte coletivo. Depois de fazer o download gratuito, em seus smartphones, e realizarem um cadastro simples, com nome, e-mail e telefone, os cidadãos poderão fotografar a situação que necessita de encaminhamento, preencher um pequeno histórico do problema e enviar para o gabinete.

 

Como funciona o Acredita Caxias?

 Depois de fazer o download nas lojas da Google e da Apple, o usuário faz um pequeno cadastro com e-mail e senha. Além disso, pode fazer login a partir da conta do Facebook. Depois, basta clicar no centro da tela inicial do app, no espaço "denunciar" e preencher alguns campos básicos. O Acredita Caxias permite fotografar a situação que necessita de encaminhamento, preencher um pequeno histórico do problema e enviar para o gabinete, bem como inserir o protocolo do Alô Caxias, se o cidadão já tiver realizado o registro.

 

Felipe Michelon Padilha

Mais artigos da Coluna Socialista

Produção, desenvolvimento e manutenção: