Sexta-feira, 24 de  novembro de 2017

PSB lança selo comemorativo dos 70 anos de fundação

Imprimir
Escrito por PSB Nacional  |  Categoria: Coluna Socialista
 |  Acessos: 336

Selo 70 anos PSB_HorizontalComo parte das celebrações de seus 70 anos de fundação, que se completam a 6 de agosto deste ano, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou nesta terça-feira (4) um selo comemorativo.

Nas versões horizontal e vertical, o selo traz o amarelo e o vermelho, cores que estão na bandeira do partido, e o seu símbolo oficial, representado pela pomba branca que carrega no bico um ramo de oliveira, uma criação do pintor Pablo Picasso que se tornou símbolo universal da paz.
A peça também traz o lema do PSB “Socialismo e Liberdade” e a data do marco comemorativo de seus 70 anos de fundação (1947-2017).
Além do selo comemorativo, a programação pelos 70 anos do partido prevê a realização do seminário Desafios da esquerda democrática no Brasil e no Mundo, entre os dias 10 e 12 de agosto, com debates, lançamento de livro e de vídeo e um ato cultural.
Sob o lema “Socialismo e Liberdade”, o PSB foi fundado em agosto de 1947 pela chamada Esquerda Democrática, um movimento organizado em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política. Formado por 63 pessoas, o grupo se caracterizou pela crítica, de um lado, ao liberalismo econômico e, de outro, ao stanilismo.
No dia 6 agosto de 1947, o primeiro congresso do partido afirmou a sua ideologia socialista, ao proclamar a função social da propriedade e o papel do Estado na economia, defender reformas estruturais, a nacionalização de áreas estratégicas, a ampliação dos direitos dos trabalhadores e a garantia da saúde e educação.
Extinto juntamente com outros partidos políticos pelo Ato Institucional Nº 2, imposto pelo regime militar, o PSB foi refundado em 1985 por um grupo de estudantes e professores universitários, com o apoio de remanescentes da Esquerda Democrática. Conservou o programa de 1947, de caráter socialista e democrático, e segue no século XXI na defesa dos direitos sociais, das liberdades civil e política e no combate às desigualdades.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Mais artigos da Coluna Socialista

Produção, desenvolvimento e manutenção: