Terça-feira, 21 de  novembro de 2017

INFORMES - Formação Política 2011

Imprimir
Escrito por PSBRS  |  Categoria: Formação Política
 |  Acessos: 4726
Municípios onde já foram realizados os cursos em 2011

Vacaria

No dia 26 de março de 2011, em Vacaria, filiados de diferentes municípios participaram de curso de formação política promovido pela Regional da Serra do PSB. A atividade foi realizada pelo PSB/RS, através do secretário estadual de Formação Política, Carlos Orling, que foi auxiliado por Gildo Silva.

Participaram efetivamente da atividade 52 filiados ou simpatizantes, entre eles o vice-prefeito e vereador de Flores da Cunha, além do deputado federal José Stédile.
No intervalo para o almoço ocorreu um ato de filiação de diversas lideranças de Vacaria, destacando-se entre elas o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, Sérgio Poletto.

 

 

Porto Alegre

Filiados do PSB que exercem funções no governo do Estado e na Assembleia Legislativa participaram de curso de formação política realizado em duas etapas - dia 30 de março e 6 de abril - em Porto Alegre.

Ministrado pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, o curso contou com a participação do vice-governador Beto Grill, que abriu a atividade. O curso foi realizado com apresentação de vídeo da Fundação João Mangabeira e exibição de slides. Ao final dos encontros, os participantes puderam debater os conteúdos apresentados e esclarecer dúvidas. Mais de 50 filiados participaram dos dois dias de curso.

 

Cruz Alta

Filiados do PSB de Cruz Alta e região participaram do curso de formação política realizado pela secretaria de Formação Política do PSB/RS e Fundação João Mangabeira – FJM dia 16 de abril de 2011.

Participaram efetivamente da atividade 86 filiados ou simpatizantes, entre eles o deputado federal Luiz Noé e o deputado estadual Catarina Paladini. Durante os trabalhos, visitou a reunião o militante sindical Enilson Pool da Silva, que articulava a participação do PSB na disputa pelo Centro dos Professores do Estado do RS – CPERS.
No intervalo para o almoço ocorreu um ato de filiação de diversas lideranças de Cruz Alta.

 

Santa Cruz do Sul

 

No dia 14 de maio de 2011, a Direção Estadual do PSB-RS, através do seu secretário de Formação Política, Carlos Orling, realizou atividade de formação política no município de Santa Cruz do Sul.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Mulheres do PSB local e contou com a presença de 32 participantes de diversos municípios, além do deputado estadual Heitor Schuch.

 

Gravataí


Filiados e simpatizantes do PSB de Gravataí participaram no dia 21 de maio do curso de formação política promovido pelo PSB/RS e Fundação João Mangabeira – FJM. Entre os participantes estavam o deputado estadual Miki Breier e a vereadora Anabel Lorenzi.

A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores de Gravataí e foi coordenada pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, que utilizou recurso de vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e power-point para a exposição dos conteúdos. Após a exibição do vídeo e apresentação dos slides, o participantes debateram o tema e esclareceram dúvidas.

 

Santo Ângelo

O PSB de Santo Ângelo promoveu curso de formação política no dia 11 de junho. A atividade, realizada das 9h às 17h30min, contou com a presença de participantes da cidade e de uma delegação de quatro companheiros de Salvador das Missões.

O curso foi realizado na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, utilizando-se recurso de vídeo produzido pela Fundação João Mangabaeira e power-point para a exposição dos conteúdos. Participaram efetivamente da atividade 18 filiados ou simpatizantes, entre eles o assessor da Secretaria Estadual de Cultura, André Kryszczun, que é originário da cidade.

Durante as atividades, ocorreua visita de uma delegação de lideranças do PT, sob a coordenação do Sr. Coraza, que manifestou-se aos presentes.

 

Porto Alegre

A Direção Municipal do PSB de Porto Alegre realizou atividade de formação política na Capital dia 18 de junho. O curso foi ministrado pelo secretário de formação política do PSB/RS, Carlos Orling, e pelo secretário de formação política do PSB de Porto Alegre, Márcio Vidal.

Realizada na Sede Estadual, a atividade contou com a presença de 54 filiados e simpatizantes, que assistiram a vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e acompanharam atentamente a exposição dos conteúdos.

 

Lajeado

A Direção Municipal do PSB de Lajeado promoveu curso de formação política no dia 1º de junho, na Câmara Municipal de Vereadores. O secretário de formação política do PSB/RS, Carlos Orling, assessorado por Marcos Barreira de Oliveira, realizou a atividade acompanhada por 14 filiados.

Para a exposição dos conteúdos foram utilizados slides e vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira. Após a parte expositiva, seguiu-se um debate entre os presentes, que expuseram suas dúvidas.

 


Arroio do Tigre

No dia 25 de junho 56 filiados e simpatizantes de 10 diferentes municípios participaram do curso de formação político realizado na Câmara Municipal de Arroio do Tigre. A atividade regional teve representação de Arroio do Tigre, Sobradinho, Tunas, Lagoão, Barros Cassal, Estrela Velha, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Passa Sete e Fortaleza dos Valos .

O conteúdo do curso, ministrado pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, foi apresentado através de vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e power-point. Ao final foi realizado um painel com o título “Eleições 2012”, que despertou grande interesse de parte dos presentes.
O deputado federal Luiz Noé também participou da atividade e apresentou informações sobre a conjuntura política do País.

 

Quaraí

A Direção Estadual do PSB/RS, através do secretário de Formação Política, Carlos Orling, realizou curso de formação política no município de Quaraí no dia 02 de julho. A atividade foi promovida pela Direção do PSB local e aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

Participaram efetivamente da atividade 14 filiados ou simpatizantes, assim como o deputado federal Luiz Noé, que manifestou-se trazendo informações sobre a conjuntura política.

 

Alvorada

Dia 06 de julho foi realizada em Alvorada mais uma edição do curso de formação política promovida pelo PSB/RS e Fundação João Mangabeira – FJM. A atividade aconteceu na Sede Municipal e reuniu cerca de 30 filiados ou simpatizantes. Após a exposição de slides e apresentação de vídeo produzido pela FJM, seguiu-se um debate entre os presentes sobre as eleições 2012, que despertou grande interesse dos presentes.

Conforme Carlos Orling, secretário de Formação Política do PSB/RS e ministrante do curso, “as manifestações individuais nos permitiram sentir o nível do impacto dos conteúdos em cada participante e o êxito da atividade”.

 

Viamão

Foi realizado curso de formação política no município de Viamão durante o dia 10 de julho, na sede social do Condomínio Sociedade Lagoa, na RS-40. A atividade foi promovida pelo PSB local e realizada pela Direção Estadual, através da Secretaria de Formação Política.

Participaram efetivamente da atividade 57 filiados ou simpatizantes. Também estiveram presentes no evento membros da direção local do PPS, que se pronunciaram em apoio ao pré-candidato a prefeito pelo PSB, Geraldinho.

Após a parte expositiva, seguiu-se um debate entre os presentes, que expuseram suas dúvidas. Antes do final do evento, houve um painel com o título eleições 2012, que despertou grande interesse e debate.

 

Videoconferência

Dia 30 de abril de 2011, na Sede Estadual do PSB.

 

 

Portão


No dia 17 de julho filiados e simpatizantes do PSB de Portão participaram de atividade de formação política realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Ministrado pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, o curso teve seu conteúdo trabalhado através da exibição de vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira – FJM e slides sobre o tema.
Após a apresentação, seguiu-se debate e exposição de dúvidas dos participantes.

 

Santa Maria

Filiados novos e antigos que estão reorganizando o PSB de Santa Maria promoveram encontro de formação política no dia 23 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores. Mais de 20 pessoas assistiram à explanação do secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, que apresentou o conteúdo do curso e esclareceu dúvidas dos participantes.

 

Lajeado

Filiados e militantes do PSB de Lajeado participaram de curso de Formação Política no dia 03 de agosto de 2011, na Câmara de Vereadores. Após a exibição de vídeo da FJM e slides com exposição do conteúdo, os participantes esclareceram suas dúvidas.
Antes do final do evento, houve um painel com o título eleições 2012, que despertou grande interesse e debate.

 

 

Cachoeirinha

O PSB de Cachoeirinha promoveu Seminário de Formação Política no dia 11 de agosto, reunindo mais de 150 filiados na Câmara Municipal.

A atividade contou com a participação de lideranças estaduais, que atuaram apresentando ou mediando painéis temáticos. Participaram da atividade o presidente estadual do PSB/RS, Caleb de Oliveira, o vice-governador Beto Grill, o deputado federal José Stédile, o deputado estadual Miki Breier e o prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires.

 

Jaguarão

Dias 20 e 21 de outubro foram destinados à formação política dos filiados e simpatizantes do PSB de Jaguarão. A atividade, ministrada pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, contou com a presença do vice-prefeito Fred Nunes e de vários pré-candidatos a vereador.

 

 

Pelotas

Cerca de 40 filiados e simpatizantes residentes em Pelotas e Capão do Leão participaram de curso de Formação Política realizado dia 22 de outubro de 2011, na Câmara de Vereadores de Pelotas. A atividade, ministrada pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, contou com a presença do deputado estadual Catarina Paladini e de pré-candidatos a vereador.
Durante o curso foi exibido vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e apresentado power-point para a exposição dos conteúdos.


 
 
 
 
 
Sobre os Cursos de Formação Política

A série de atividades de formação Política implementada pela Secretaria de Formação Política do PSB-RS em acordo com a Fundação João Mangabeira segue seu calendário. A FJM é a entidade que realiza estudos e elabora questões ligadas ao aprofundamento do conhecimento político visando prestar assessoria ao PSB e seus militantes em nível nacional.
Os cursos tem um modelo padronizado, constando de vídeos temáticos, produzidos pela Fundação, do qual participam cientistas políticos e professores universitários. Seguido da exposição dos vídeos o PSB-RS treinou vários debatedores (facilitadores) que juntamente com o Secretário de Formação Política, Carlos Orling, executam essa série de encontros. Permanecem abertas as inscrições para as atividades.
O agendamento de novas atividades poderá ser feito através dos telefones 51-3211-3900 ou 51-8134.9171.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A atividade de formação Política de nível 2, é realizada durante todo um dia, incumbindo aos promotores inscreverem 30 participantes (dirigentes, mandatários, filiados, lideranças e simpatizantes do partido), e ainda conseguirem o local para o evento. É necessário que seja próximo a um local onde todos possam almoçar para retornar às atividades na parte da tarde.

Não haverá outros custos por parte dos promotores e será fornecido certificado de participação aos inscritos.

- No dia 21 de abril de 2009, reuniu-se o grupo de militantes que vão ministrar os cursos de Formação Política do PSB-RS. As atividades serão desenvolvidas conjuntamente com a Fundação João Mangabeira.

Além do Presidente Estadual do PSB, Caleb de Oliveira e do Secretário da Executiva responsável pela Formação Política Carlos V.Orling, participaram dessa atividade de treinamento os seguintes filiados/militantes que atuarão como debatedores/facilitadores nas atividades de formação:

Maicon de Almeida Machado (Acadêmico de Economia) Pelotas.

Darini Moreira Machado (Acadêmica de Ciências Sociais) Pelotas.

Jefferson Allan Muller (Pós-graduado em ciências sociais) Igrejinha.

Antonio Elisandro de Oliveira (Advogado). Porto Alegre.

Lauro Roberto Hagemann (Sociólogo) – Porto Alegre.

Mário Vidal dos Santos (Acadêmico de Ciências sociais) P. Alegre.

Marcos Ribeiro (Secundarista) Cachoeirinha.

Produção, desenvolvimento e manutenção: