Deputada Socialista indica Maria da Penha ao Prêmio Nobel da Paz

03/02/2017 (Atualizado em 03/02/2017 | 17:01)

Maria da Penha
Maria da Penha

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) indicou à Fundação Nobel a biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes para receber o Prêmio Nobel da Paz neste ano de 2017. A campanha é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal e do Senado Federal, por ocasião dos 10 anos da Lei Maria da Penha, de combate à violência contra a mulher, comemorados ano passado. Se confirmada, a premiação deve ocorrer em outubro.

“Nascida em Fortaleza, Brasil, ela se tornou o principal símbolo da luta contra a violência doméstica em nosso país. Graças à sua coragem e perseverança, as mulheres brasileiras têm agora uma legislação eficaz para se protegerem da forma mais cruel e difundida de agressão a que estão sujeitas: o que ocorre dentro de suas próprias casas”, escreveu a deputada em carta à Fundação Nobel.

Maria da Penha sofreu duas tentativas de assassinato pelo então marido Marco Antônio Heredia Viveros. Com três filhas, aos 38 anos de idade, ficou tetraplégica. A partir de então, determinou-se a lutar por justiça e por uma legislação que protegesse as mulheres da violência doméstica, na maioria das vezes resultante da cultura machista. Quinze anos após os crimes, Viveros foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão, mas passou menos de dois em regime fechado.

 

A Lei contribuiu para reduzir a violência e aumentar as denúncias de violência contra as mulheres, além de propor uma rede de proteção às mulheres. Janete Capiberibe votou a favor da Lei, sancionada em 2006, e destinou recursos para construir uma delegacia da mulher em Oiapoque, perdidos, ano passado, pelo governo do Amapá.

Fonte: Liderança PSB na Câmara

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER