Mais de 200 socialistas prestigiam dois primeiros encontros regionais

12/08/2019 (Atualizado em 12/08/2019 | 18:52)

Parlamentares, prefeitos, vereadores e outras lideranças estão entre os mais de 200 socialistas reunidos pela direção estadual regionais no final de semana, nos dois primeiros encontros regionais da série de 20 que serão realizados até dia 9 de outubro. “Todos dando sugestões, querendo participar e somar de alguma maneira. O saldo dos encontros não poderia ter sido melhor”, comemora o presidente estadual do partido, Mário Bruck.
Na noite de sexta-feira (9), cerca de 100 militantes de 11 cidades da região Centro-Sul ocuparam uma ala do restaurante Grill, em Camaquã. No dia seguinte, outros 120 socialistas de 13 municípios ao redor da região metropolitana tiveram encontro na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Nas duas reuniões, a direção estadual passou números da situação financeira do partido, falou sobre o novo site, inaugurado em junho, e sobre o auxílio jurídico franqueado a todos os diretórios para questões administrativas. Um dos pontos altos foi a explicação de Mário Bruck sobre as mudanças na nova lei eleitoral.
“Os partidos terão de lidar com as mudanças causadas pela proibição de coligações nas eleições para vereador. Quem se organizar melhor, terá grande vantagem”, analisou Bruck. Representantes de cada diretório ganharam ainda um banner alusivo à sua região, a ser usado nas próximas reuniões. A meta do PSB para 2020 é eleger 40 prefeitos e 300 vereadores em todo o Rio Grande do Sul.
Os encontros serviram para a formação de coordenadorias regionais, que atuarão nas eleições de 2020. Em Porto Alegre e em Camaquã, as duas coordenadorias foram formadas e, nos próximos dias, cada uma delas apontará o coordenador responsável. “Fico muito feliz em ver o partido se preparando desde já, se empenhando de várias formas. Nos enche de ânimo para trabalhar”, declarou a prefeita de Cristal, Fábia Richter, presente ao encontro em Camaquã.
No sábado, assim que adentrou na Câmara de Vereadores, o deputado federal Heitor Schuch foi aplaudido de pé. Ele foi um dos mais ferrenhos opositores ao projeto de reforma da Previdência proposto pelo governo federal e, recentemente, aprovado pela Câmara Federal. Graças ao seu empenho, trabalhadores rurais não tiveram prejuízo nas aposentadorias. “Acreditem, não é fácil estar em Brasília e ouvir os absurdos que ouvi, ver pessoas que em nada estão preocupadas com o povo, e que aprovaram essa reforma injusta. Mas saímos de consciência tranquila, pois conseguimos evitar cláusulas nocivas aos trabalhadores”, declarou.
Neste final de semana, a direção estadual tem mais três encontros. Sexta-feira, a partir das 19h, a visita será em Igrejinha. No sábado, as reuniões ocorrem em Montenegro e São Leopoldo, respectivamente às 9h e 15h. Nos três casos, os encontros são nas câmaras municipais. 

Fonte: Comunicação/PSB