Cooperativas agropecuárias adotam programa para boas práticas de gestão

30/01/2017 (Atualizado em 30/01/2017 | 14:14)

Tarcisio Minetto (PSB) é o titular da SDR/RS
Tarcisio Minetto (PSB) é o titular da SDR/RS

Cooperativas agropecuárias adotam programa para boas práticas de gestão

O cooperativismo agro gaúcho está entrando em uma nova fase. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro) implementarão o Programa de Autogestão das Cooperativas Gaúchas, que visa à melhoria empresarial e à agregação dos associados na cooperativa, além de tornar transparente a administração da cooperativa aos associados, aumentando sua responsabilidade na gestão cooperativa. “A implementação do monitoramento nas cooperativas do ramo agro do Rio Grande do Sul vai contribuir muito para as boas práticas de gestão, e quem ganha serão os associados e o Estado”, destacou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto (PSB/RS).

O modelo de autogestão das cooperativas do agro do Paraná foi apresentado na quinta-feira (27/01) pelo presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken, em palestra na CCGL, em Cruz Alta (RS). No Paraná, o setor cooperativista do ramo agro teve crescimento de 18% em 2016, enquanto o Rio Grande do Sul alcançou 11%.

O Sescoop será responsável por viabilizar a operacionalização do monitoramento, supervisão, auditoria e controle das cooperativas, e a formação e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores em cooperativas, dos cooperados e de seus familiares. O projeto-piloto conta com a participação de 11 cooperativas do ramo agro do Estado.

Origem do Programa 

Desenvolvido e utilizado desde 1991 no Paraná, onde 100% das cooperativas são autogeridas com informações que permitem análise de desempenho e cenários, o Programa de Autogestão das Cooperativas Brasileiras segue a Diretriz Nacional de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, que envolve programas que apresentam resultados relevantes, na forma de indicadores que permitem avaliar, no conjunto, a melhoria de resultados e possibilitam traçar perspectivas futuras para a melhoria da gestão e governança das cooperativas, propiciando o desenvolvimento da sua autogestão.

Homenagem a Rui Polidoro 

No mesmo encontro em que foi apresentado o Programa de Autogestão das Cooperativas Brasileiras, ocorreu assembleia para eleição da diretoria da FecoAgro para a gestão 2017-2020. Por aclamação, o atual presidente, Paulo Pires, foi reconduzido ao cargo, tendo como vice Darci Hartmann, da CCGL. No encerramento da solenidade, o ex-vice-presidente da Fecoagro Rui Polidoro Pinto recebeu uma homenagem pelos serviços prestados à instituição. “A homenagem foi mais do que justa, pois Rui Polidoro Pinto fez muito pelo cooperativismo”, reconheceu o secretário Tarcisio Minetto.

Também foi homenageado presidente da Fecolã (Federação das Cooperativas de Lã do Brasil) e ex-vice-presidente da Fecotrigo Álvaro Lima da Silva. Também participou da solenidade o presidente da CCGL, Caio Viana, e o gerente de Autogestão do Sistema Ocepar, Gerson Lauermamm.  

 

Assessoria de Comunicação SDR

Fonte: Ascom SDR/RS