Fórum de Secretários reforça papel dos Estados na política nacional de Habitação

24/06/2019 (Atualizado em 24/06/2019 | 11:39)

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano. A entidade conta com representantes de 19 estados brasileiros e objetiva o fortalecimento do papel dos estados na política nacional de Habitação. O grupo será liderado pelo secretário estadual de Habitação de São Paulo, Flávio Amary.
Ao longo dos últimos anos, os encontros do grupo se tornaram o principal evento do segmento público de Habitação do Brasil. “O investimento em habitação é transversal. Além do desenvolvimento social, garante a geração de empregos e movimenta a economia”, refletiu Stédile.
A capilaridade do fórum, conforme Amary, pode ser ferramenta decisiva para o fortalecimento do setor no mercado, especialmente junto ao governo federal. “Esperamos que a composição da nova diretoria alie a força técnica e política para a interlocução com o governo federal em temas de extrema importância, como o futuro do Programa Minha Casa Minha Vida, e assegure a participação dos Estados na elaboração das políticas habitacionais de interesse social”, disse Amary, que demonstrou satisfação também com o recurso de R$ 1 bilhão aprovado na semana passada para manutenção do programa.
Estão programadas mais três reuniões ao longo deste ano. A próxima ficou agendada para o dia 5 de agosto, no Palácio do Buriti, em Brasília. Segundo a nova diretoria, a ideia é que os encontros sejam trimestrais nos próximos anos.
A eleição ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo. Presentes o secretário Nacional de Habitação, Celso Toshito Matsuda, e o governador João Doria.

Fonte: Saul Teixeira- Ascom/SOP Foto Divulgação