Agricultura de precisão é tema de debate sugerido por deputados socialistas

24/04/2017 (Atualizado em 24/04/2017 | 19:12)

Heitor Schuch é um dos autores do requerimento
Heitor Schuch é um dos autores do requerimento

“Agricultura de Precisão – uma forma racional de produzir alimentos, com sustentabilidade e competitividade.” Este é o tema da audiência pública que será realizada, ainda sem data definida, pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a pedido da líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina. O requerimento foi subscrito pelos também socialistas Adilton Sachetti (MT), César Messias (AC), Heitor Schuch (RS) - foto, Luana Costa (MA) e Luciano Ducci (PR).

A agricultura de precisão representa nova forma de gestão ou gerenciamento da produção agrícola. As ferramentas e tecnologias aplicadas permitem o uso racional dos insumos e garantem a redução dos impactos negativos ao ambiente decorrentes das atividades agropecuárias.

No requerimento, aprovado nesta quarta-feira (19), os autores tratam da necessidade da adoção de medidas de incentivo a essas novas tecnologias para que possam estar à disposição dos agricultores o quanto antes. “O uso das tecnologias e ferramentas adequadas da agricultura de precisão contribui para a diminuição de perdas. O controle das variáveis que influenciam o cultivo depende do maior detalhamento das informações”, diz o texto que solicita a audiência.

Os deputados também defendem que a adaptação da agricultura às novas realidades de mudanças climáticas e das limitações ambientais é condição indispensável para que o desenvolvimento do setor. “Novas soluções técnicas de baixo custo, colheitas programáveis, índices de produtividade previsíveis e estoques administráveis e seguros serão decisivos tanto para o agronegócio como para manter os jovens no campo e garantir o sustento da agricultura familiar.”

Entre os convidados para o debate estão representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); das associações brasileiras de Agricultura de Precisão; de Prestadores de Serviços em Agricultura de Precisão (ABPSAP) e das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); e da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

 

Tatyana Vendramini

Fonte: Assessoria