Schuch alerta para aumento na importação de leite e queda no preço aos produtores

17/04/2017 (Atualizado em 17/04/2017 | 16:26)

Heitor Schuch é deputado pelo PSB
Heitor Schuch é deputado pelo PSB

 

Em pronunciamento na tribuna, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) manifestou preocupação com o aumento na importação de leite, que já vem se tornando tradição no país. Os produtores, principalmente do Rio Grande do Sul, têm enfrentado sérias dificuldades nos últimos meses em virtude da elevação da entrada de laticínios de fora do Brasil. Além disso, houve queda dos preços do leite que deve continuar até o fim do ano conforme prognósticos setoriais. 

As importações brasileiras de leite em pó proveniente do Mercosul ganharam força nos últimos meses e estão prejudicando a pecuária leiteira nacional. No primeiro semestre, o pais importou 35,4 mil toneladas de leite em pó e de outros leites, 76% mais do que em igual período de 2016. No mesmo período os gastos subiram para U$$ 11,8 milhões.

No setor de queijos não foi diferente. Os gastos com compras externas subiram para US$ 33,6 milhões no primeiro trimestre deste ano, 41% mais do que no ano passado. O custo de produção no Brasil é bem maior do que nos países vizinhos, além disso a menor pressão do dólar facilitou a importação. A oferta do produto também é um problema devido a fatores climáticos, no fim do ano passado o setor viveu um veranico e excesso de chuvas em janeiro deste ano.

 Enquanto os preços recuam, os custos de produção ficaram 14,2% superiores aos praticados em 2014, segundo a Embrapa Gado de Leite. Os principais reajustes foram registrados dos lubrificantes, concentrados proteicos e energéticos, combustíveis com alta de 7,9%, seguido por suplementos animais, que ficou 6,6% mais caro e fertilizantes 2,7%. “Os nossos produtores de leite estão precisando de ajuda do governo para conseguir uma produção de forma mais barata e não ao contrário. Temos que dar força ao setor aqui no Brasil, para que ele não entre em falência e não fiquemos reféns da produção de outros países”, destacou Schuch.

 

Lisiana Santos - Tuca

Fonte: Assessoria