Prefeitura de Venâncio Aires avalia primeiros cem dias de governo

13/04/2017 (Atualizado em 13/04/2017 | 20:47)

Giovane é prefeito pelo PSB
Giovane é prefeito pelo PSB

As mudanças necessárias para transformar Venâncio Aires não acontecerão de uma hora para outra. O trabalho sério e focado em soluções verdadeiras começou em Janeiro e não terminará agora em abril. Os problemas encontrados na cidade e no interior não serão resolvidos em um passe de mágica, às vezes é preciso tempo e coragem para arrumar a casa e começar uma nova história.

A nova administração completa cem dias hoje. É o centésimo dia de uma gestão que ramifica ações em desenvolvimento em todas as áreas, mas com um olhar muito acolhedor para o Venâncio-airense. Nesse período, várias ações foram realizadas para, em breve, termos serviços mais eficientes e de melhor qualidade.

Nestes primeiros meses, a Gestão Giovane e Celso tomou providências em busca de amenizar as dificuldades dos pacientes que esperam nas filas para marcar exames de imagem. Com um novo modelo, as pessoas não precisam mais passar a madrugada em frente às Unidades, e com tempo a proposta é que todos os demais exames sejam agendados de forma virtual, acabando de vez com as filas. Além disso, a manutenção dos serviços como UPA, SAMU e renovação do contrato com o Hospital garantem, junto com as unidades de saúde espalhadas na cidade e no interior, um atendimento mais humano e qualificado. O governo, também, retomou as obras dos postos da Cel. Brito e de Vila Arlindo e com a implantação do programa “Mais Médicos”, Venâncio Aires pode enfim ter certeza que será um novo momento na saúde do município.

Programas de gestão como “Gabinete Portas Abertas”, “Caravana Pé na Estrada” e ainda “Prefeito Na Rua”, foram instituídos com a finalidade de aproximar o governo da comunidade e permitir um acesso rápido do cidadão aos serviços públicos. Agora qualquer cidadão pode falar com o Prefeito, com o Vice e com os demais secretários e agentes públicos sem agendamento prévio e encontrar logo a resposta para sua demanda. Não é apenas um novo jeito de governar. É simplesmente a maneira correta de tratar a comunidade.

Enquanto todos usam a crise como desculpa, o governo buscou maneiras criativas de mostrar que ela pode nos impedir de avançar como gostaríamos, mas não nos impede de crescer. Fomos uma das poucas cidades do Rio Grande do Sul a realizar carnaval de rua. E em 2017 os festejos foram históricos com cinco escolas e valor investido através da Lei Rouanet. É a cultura que permanece ativa e viva em nossa cidade.           

As contas estão em dia, tanto com fornecedores quanto com o nosso funcionalismo público. Não há parcelamento nem atraso. As finanças respiram com cuidado, mas estão pulsando em busca de manter a saúde financeira em dia. Instituímos o ponto eletrônico para todos agentes políticos, incluindo prefeito e vice. Agora a jornada é registrada e contabilizada pelo Recursos Humanos. É transparência.

Batemos o recorde em arrecadação do IPTU em cota única. Foram mais de R$9 milhões quitados até o dia 10 de março.  Retomamos obras paradas como de escolas e postos de saúde, começamos obras novas de pavimentação e mantivemos os trabalhos em pontos como Grão Pará, Vila Terezinha, Morsch, Brands e Santa Tecla. Além disso, uma força tarefa busca arrumar as estradas do interior e recuperar o parque de máquinas.

Nesses poucos mais de três meses, enxugamos o que foi possível na máquina pública. Não nomeamos diversos cargos comissionados, eliminamos uma secretaria do quadro e não foram nomeados secretários adjuntos. Reduzimos os valores de contratos e negociamos descontos nos aluguéis. Buscamos parcerias com empresários e criamos o “Adote essa ideia” onde os espaços públicos ganham mais cor, vida e zelo pelas mãos da comunidade e do empresariado local. Foi assim também que conquistamos a reforma da quadra do Ginásio Poliesportivo e de um playground para as crianças na Praça Evangélica.

O turismo ganha mais força, mais apoio e mais zelo. São mais espaços para os nossos artesãos, é mais turista visitando o nosso interior através de caminhadas e de passeios de barco pelo nosso Rio Taquari. É a magia da Páscoa que invadiu Venâncio Aires e fez todo mundo virar criança em um mundo cheio de parcerias, voluntariado, arte e cultura em praça pública. 

Venâncio Aires precisa de muito, muito mais. Temos consciência e clareza de que somente com união e gestão qualificada é que poderemos fazer da nossa Capital Nacional do Chimarrão, uma cidade realmente de todos.

Fonte: Assessoria