Equipe do Cadastro Único de Taquara realiza censo com os familiares do Quilombo do Paredão Baixo

22/02/2022 (Atualizado em 25/02/2022 | 16:22)

divulgação
divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Taquara realizou na primeira quinzena de fevereiro um censo com as famílias quilombolas que vivem na localidade do Quilombo do Paredão Baixo. Os trabalhos foram realizados após a pasta identificar que o número de moradores daquela região listados no Cadastro Único ser inferior à população residente.

 

De acordo com o secretário Maurício Souza Rosa, a condução dos trabalhos foi feita pela equipe do Cadastro Único, com o apoio da Secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança, Mobilidade e Trânsito, que fez o georreferenciamento da localidade. Foram encontradas 50 famílias remanescentes no Quilombo, e outras três famílias não quilombolas que residem na área. “Essas informações serão repassadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Ministério Público através de um relatório, que será feito pelo Departamento de Vigilância Socioassistencial, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania”, explica.

 

Através do censo, os visitadores coletaram informações a respeito das composições familiares, fator que interessa ao Cadastro Único. “Esse tipo de trabalho é fundamental para que a base de dados do Cadastro Único esteja sempre atualizada, e assim o Município possa estar apto a receber recursos do Governo Federal e Estadual, especialmente nas políticas públicas voltadas aos quilombolas”, ressalta Maurício.

Fonte: PMT